RAFAEL GROSSI RESSALTA NA COP28 O PAPEL RELEVANTE DA ENERGIA NUCLEAR PARA O PROCESSO DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

grossiAlcançar o desenvolvimento econômico sustentável e evitar as consequências devastadoras das alterações climáticas descontroladas exigirá a utilização de todas as fontes de energia com baixas emissões de carbono, incluindo a energia nuclear. Foi o que afirmou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, durante a COP28. Segundo ele, estudos confirmam que o objetivo de emissões globais líquidas zero de carbono só pode ser alcançado até 2050 com um investimento rápido, sustentado e significativo na energia nuclear. A AIEA e o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas consideram a energia nuclear uma parte importante da solução para as alterações climáticas e a insegurança energética.

Desde o início do século XXI, a energia nuclear evitou a libertação de cerca de 30 gigatoneladas de gases com efeito de estufa. Hoje, fornece um quarto da eletricidade limpa do mundo e contribui para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A energia nuclear resiliente e robusta tem potencial para desempenhar um papel mais amplo na busca de emissões líquidas zero de carbono, garantindo ao mesmo tempo o mais alto nível de segurança e proteção nuclear. Pode ajudar a descarbonizar o aquecimento urbano, a dessalinização, os processos industriais e a produção de hidrogênio”, afirmou Grossi.

O diretor da AIEA lembrou ainda que a energia nuclear não emite gases com efeito de estufa quando é produzida e contribui para a segurança energética e a estabilidade da rede eléctrica, ao mesmo tempo que facilita a utilização mais ampla da energia solar e eólica. Localmente, reduz a poluição atmosférica, que é uma das maiores crises de saúde pública da atualidade, causando a morte de 8 milhões de pessoas por ano. O avanço responsável de tecnologias inovadoras, incluindo pequenos reatores modulares, visa tornar a energia nuclear mais fácil de construir, mais flexível de implantar e mais acessível, o que é de particular importância para os países em desenvolvimento.

Veja abaixo a íntegra do pronunciamento de Grossi na COP28 (em inglês):

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of