RAFAEL GROSSI VISITOU AS USINAS NUCLEARES DE ANGRA DOS REIS E A INB

WhatsApp-Image-2021-07-16-at-17.49.48-1

Ministro Bento Albuquerque, Rafael Grossi e Leonam Guimarães

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) teve uma agenda intensa hoje (16), no segundo dia de atividades durante sua passagem pelo Brasil. Ele estave na Central da Eletronuclear, em Angra dos Reis (RJ), e também na Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ). Durante as visitas, o diretor foi acompanhado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Na Central de Angra, Grossi assistiu a uma breve apresentação do presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães. Em seguida, o diretor conheceu a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS) e o canteiro de obras da usina de Angra 3.

“O Brasil planeja um aumento de 10 GW em sua capacidade nuclear instalada até 2050. Isso ajudará a fornecer energia limpa, acessível e confiável a todo o país. O Brasil pode contar com a cooperação da Agência Internacional de Energia Atômica para qualquer assistência necessária”, escreveu Grossi em uma rede social.

Na visita da INB, Grossi foi recepcionado pelo presidente da estatal, Carlos Freire. Eles passaram pela Usina de Enriquecimento de Urânio, onde o diretor da AIEA conheceu um pouco mais sobre o ciclo do combustível nuclear e as etapas de implantação das cascatas de enriquecimento de urânio.

5

Carlos Freire com o diretor Grossi e o ministro Albuquerque

Nessa minha primeira visita à América Latina, eu tinha que passar na INB, que tem essa fase de enriquecimento de urânio que é muito importante, e que tem uma visão clara, sólida e previsível das necessidades do Plano Nacional de Energia. Uma visita curta, mas extraordinária”, destacou o diretor. Para celebrar a vista, a INB confeccionou uma placa comemorativa, que foi descerrada pelo diretor-geral e o ministro Bento Albuquerque.

A viagem de Grossi ao Brasil faz parte das comemorações dos 30 anos da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc).  Ele chegou ao país no meio da semana e já havia visitado outras entidades brasileiras ligadas à ciência nuclear. Como noticiamos mais cedo, na próxima segunda-feira (19), Grossi assinará um acordo inédito com a Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), visando à difusão da tecnologia nuclear no país.

Veja abaixo algumas fotos da viagem de Rafael Grossi:

2

3

4

WhatsApp Image 2021-07-16 at 17.49.07

WhatsApp Image 2021-07-16 at 17.49.47 (1)

WhatsApp Image 2021-07-16 at 17.49.47

WhatsApp Image 2021-07-16 at 17.49.48

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Pedro TavaresDeco Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Deco
Visitante
Deco

Tem os úteis e os inúteis como o presidente a das Minas e
Energia , o Presidente da que tem as sinecuras.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Parabéns pelo belo trabalho feito no nosso ministério de minas e energia, especialmente nas adversidades. O certo seria desenvolver muito mais projetos no país, mas infelizmente há muito preconceito com energia nuclear no Brasil.