REATORES ALEMÃO E CANADENSE BATEM RECORDE MUNDIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA E DE PERMANÊNCIA ON LINE

SWSWSWSWSWSA usina nuclear de Grohnde, de uma única unidade, na Alemanha, produziu mais de 400 terawatts-hora de eletricidade desde sua partida em 1984. Ele é  o único reator a ter alcançado esse marco. Enquanto isso, a unidade 1 da usina nuclear canadense de Darlington estabeleceu um novo recorde mundial com 1.106 dias consecutivos de operação contínua. O reator alemão de água pressurizada de 1360 MWe atingiu o marco de produção às 23h do dia 7 de fevereiro, anunciou a PreussenElektra, proprietária da usina.

Grohnde foi sincronizado pela primeira vez com a rede em setembro de 1984. Desde então, tem sido o principal reator em termos de geração de energia anual. Durante  oito vezes  teve um fator de disponibilidade médio de quase 92%. A planta atualmente é responsável por cerca de 12% da geração de eletricidade na região da Baixa Saxônia, na Alemanha. Além de gerar uma quantidade recorde de eletricidade, nos últimos 36 anos a operação da usina de Grohnde evitou aaqaqqaqq emissão de 400 milhões de toneladas de carbono que, de outra forma, seriam produzidas por usinas a carvão e a gás, de acordo com PreussenElektra.

De acordo com a política de eliminação da energia nuclear da Alemanha, a usina de Grohnde será permanentemente fechada até o final deste ano. “Nossas usinas de energia ainda estão entre as melhores do mundo“, disse Erwin Fischer( foto a direita), diretor de tecnologia e operações da PreussenElektra. “Eles provaram isso novamente no ano passado sob as difíceis condições de pandemia. Estamos muito satisfeitos que Grohnde tenha conseguido estabelecer esse recorde em seu último ano de operação.”

No Canadá, o reator de 878 MWe Candu da Ontario Power Generation (OPGs), em Darlington 1,  foi colocado offline para inspeções e manutenção, depois de estar ligado desde janeiro de 2018. Em  julho do ano passado, o reator de água pesada pressurizada (PHWR) estabeleceu um novo recorde canadense e norte-americano com 895 dias de operação ininterrupta. O recorde anterior de 894 dias era da unidade 7 da Usina de Pickering, em Ontário. Os PHWRs são projetados para serem reabastecidos sem serem desligados. No dia 15 de setembro, Darlington 1 quebrou o recorde mundial anterior de 962 dias de operação contínua estabelecido w2w2w2w2w2pela unidade 1 da planta Kaiga da Índia. Agora, Darlington 1 foi colocado fora do ar para sua inspeção final planejada e interrupção de manutenção antes de sua reforma em 2022, o que estenderá sua vida operacional por mais 30 anos.

O diretor de operações da OPG, Sean Granville(foto a esquerda), disse que  “A corrida recorde da Unidade 1 destaca o excelente trabalho realizado por nossos dedicados profissionais nucleares durante a pandemia para garantir que os ontarianos e os trabalhadores da linha de frente que lutam contra o COVID-19 possam contar com um suprimento constante de energia 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele também destaca aWSWSWSW eficácia de nossos programas de manutenção preventiva e a confiabilidade geral de nossa frota nuclear.”

A OPG disse que a equipe de interrupção agora vai inspecionar os equipamentos da unidade, incluindo os canais de combustível, e realizar a manutenção em áreas que normalmente não são acessíveis durante a operação. O escopo da interrupção também inclui a atualização dos sistemas de controle de reatividade da unidade e a conclusão do trabalho preparatório necessário antes da reforma. A OPG está em processo de reforma dos quatro reatores na planta de Darlington, em um projeto de US$ 10,0 bilhões que permitirá que a estação opere por mais 30 anos. A primeira unidade a passar pela reforma – Darlington 2 – voltou a funcionar em junho do ano passado e as obras começaram a reforma da unidade 3 em setembro. Os quatro reatores de Darlington, em breve, também  produzirão os isótopos médicos cobalto-60, que é usado para esterilizar dispositivos médicos de uso único, e molibdênio-99, usado em diagnósticos médicos e imagem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of