GERAÇÃO NUCLEAR ALCANÇOU O SEGUNDO MELHOR RESULTADO NA DÉCADA, AJUDANDO A ENFRENTAR A CRISE DE ENERGIA

grossi-1140x640A energia nuclear forneceu eletricidade de baixa emissão segura e confiável em meio a crises globais ao longo de 2021. A frota mundial de reatores atingiu sua segunda maior produção anual da última década, à medida que o mundo emergia da pandemia de covid-19. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Informação de Reatores de Energia da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Segundo a entidade, dirigida pelo diplomata argentino Rafael Grossi, os números apontam que a energia nuclear desempenhou um papel fundamental para ajudar a economia mundial a se recuperar em 2021, proporcionando um rápido aumento na geração de eletricidade, após sua queda acentuada durante os bloqueios pandêmicos de 2020. A Ásia teve o maior aumento, com a produção de energia nuclear crescendo em 10% – o nível mais alto em uma década.

Quando uma crise de energia eclodiu em 2021 em meio ao aumento da demanda global, após mais de um ano de pandemia, a energia nuclear demonstrou sua confiabilidade duradoura, principalmente no inverno. Nos últimos cinco anos, as usinas nucleares programaram paralisações de reabastecimento e manutenção em meio à baixa demanda durante a primavera e o outono para garantir o fornecimento de eletricidade no inverno”, disse a agência. Os dados do Sistema de Informação de Reatores de Energia confirmam que o fator de disponibilidade de energia da energia nuclear na Europa Ocidental e Oriental (onde os invernos são rigorosos) tem sido consistentemente alto, entre 83% e 90%, desde 2017.

maxresdefaultNo final do ano passado, a capacidade operacional global de energia nuclear era de 389,5 GWe, fornecida por 437 reatores operacionais em 32 países. A capacidade de energia nuclear mostrou uma tendência de crescimento gradual na última década, com a inclusão de 20,7 GWe em capacidade de novas unidades conectadas à rede ou atualizações de reatores existentes.

Ainda em 2021, enquanto a capacidade global total diminuiu cerca de 3 GWe ou 1% em comparação com 2020, a geração de eletricidade aumentou 4%. Durante o ano, 397,6 GWe da capacidade nuclear operacional total de 447 reatores de energia nuclear foram utilizados para gerar eletricidade e contribuíram para as estatísticas e análises de 2021.

Ao longo de 2021, os reatores de energia nuclear forneceram 2.653,1 TWh de eletricidade despachável de baixa emissão, um pouco mais do que 2020 e representando cerca de 10% da geração total de eletricidade global e mais de um quarto da geração de eletricidade de baixo carbono do mundo”, acrescentou a AIEA.

nuclearOlhando para o globo, o Oriente Médio e o Sul da Ásia tiveram o maior aumento, gerando 20% a mais de eletricidade nuclear do que em 2020. Pelo segundo ano consecutivo, a China produziu mais eletricidade do que a França. Assim, a nação asiática foi o segundo maior produtor de energia nuclear, atrás apenas dos Estados Unidos. Enquanto isso, a produção de eletricidade nuclear na Europa Oriental foi a mais alta em uma década, 6% a mais do que em 2020 e cerca de 15% acima dos níveis de 2010. Somente a América do Norte registrou queda, devido à menor demanda e capacidade descomissionada.

Em 2021, 5,2 GWe de capacidade de energia nuclear (6 novos reatores) foram conectados à rede, todos na Ásia, incluindo 2,3 GWe (3 reatores) na China: 1000 MWe em Tianwan- 6 (PWR), 1061 MWe em Hongyanhe-5 (PWR) e 200 MWe em Shidao Bay-1, um reator modular de alta temperatura refrigerado a gás de nova geração. Na Índia, o Kakrapar-3 (PHWR) de 630 MWe foi conectado, seguido pelo Kanupp-2 (PWR) de 1017 MWe do Paquistão. Finalmente, nos Emirados Árabes Unidos, o Barakah-2 (PWR) de 1310 MWe foi conectado à rede.

all-graphs_press-release-example-1

Geração nuclear para produção de eletricidade em 2021 foi a segunda maior na última década, aponta AIEA

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of