REDE DE POSTOS GRAAL, COMGÁS E SCANIA COMEÇAM SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE CAMINHÕES COM GNV EM ATÉ 15 MINUTOS

postosOs caminhoneiros que passam pela rodovia Presidente Dutra já podem abastecer com GNV (Gás Natural Veicular) de forma mais rápida na  rede de autopostos Graal, que investiu na adequação do dispenser de vazão do combustível reduzindo o tempo gasto para encher o cilindro. Com isso, a principal rota de ligação São Paulo – Rio confirma a cobertura de distribuição de GNV da Comgás, maior distribuidora de gás natural do país para frota pesada. Com a adequação do sistema para abastecimento de caminhões a GNV, a capacidade de atendimento será ampliada otimizando a operação com um processo mais ágil e eficiente. Os caminhões têm capacidade de aproximadamente 200m³ e podem ser abastecidos entre 10 e 15 minutos, enquanto com o sistema anterior gastava-se entre 40 minutos e uma hora.

A iniciativa para realizar a adequação surgiu para atender uma necessidade dos caminhoneiros que precisam de agilidade no abastecimento, além de melhorar suaandre acessibilidade aos postos de combustíveis, garantindo melhoria nos atendimentos. Para André Figueiredo (foto a direita), diretor de Marketing e Criação da Rede Graal, os motoristas terão mais uma alternativa de abastecimento nas estradas brasileiras. “Além disso, essa iniciativa melhora o desempenho dos serviços no posto, fazendo com que estes profissionais ganhem tempo no seu dia a dia“, declarou. Cerca de 65% do transporte de cargas no Brasil ainda é feito por rodovias, segundo dados apontados no Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025. Essa locomoção tem um alto custo devido as variações de preços e alterações cambiais no mercado internacional do diesel, e reflete diretamente no preço dos produtos.

O cenário tem a possibilidade de mudar com o aumento da frota de caminhões a GNV que chega a ser mais econômica que a do diesel. O custo do quilometro rodado fica em média 15% mais baixo comparado ao Diesel quando o abastecimento é realizado nos postos e quando o abastecimento é feito diretamente nas transportadoras com posto interno de gás natural, a economia média é de 35% no custo de combustível. Isso deve estar alinhado com o aumento da infraestrutura de comgasabastecimento com a criação de mais corredores azuis no transporte de cargas. “O GNV tem papel fundamental para o desenvolvimento da logística sustentável do país, tanto no aspecto de redução de poluentes, como para a diversificação da matriz de transporte”, afirmou Guilherme Santana (foto à esquerda), gerente de GNV da Comgás. Para o segundo semestre desse ano, a rede Graal prevê investir na adequação outros postos de combustíveis em rodovias para atendimento de veículos pesados movidos a GNV. A previsão é que em torno de seis meses após início da operação haja o retorno do investimento feito pelo posto.

Renata Perucci (foto à direita), responsável por Gestão Corporativa e Desenvolvimento de Negócios da Scania Latin America, que estárenata desenvolvendo ações conjuntas com a Comgás para acelerar o desenvolvimento deste mercado, diz que esse tipo de iniciativa é muito bem-vinda, porque com o aumento da demanda por veículos comerciais pesados movidos a gás natural, é fundamental que o país tenha uma rede de abastecimento mais ampla e bem estruturada, capaz de atender às necessidades desses novos clientes. “Mais do que isso, contar com a  ampliação e modernização na cadeia de fornecimento de biocombustíveis é um dos passos para avançarmos na agenda da sustentabilidade no setor de transportes”, avaliou.

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