REFINARIA ABREU E LIMA TEM CONCLUSÃO ADIADA PARA 2019

rnest coqueQuem aguardava para ver a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) pronta em 2018 terá que esperar mais. De acordo com novo balanço divulgado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a unidade só iniciará suas atividades plenas em 2019, quando o segundo trem de refino está previsto para entrar em operação. Localizada em Pernambuco, a refinaria foi um dos principais investimentos preservados pela Petrobrás em seu Plano de Negócios e vem recebendo esforços de conclusão pela estatal, que espera finalizar a segunda etapa da unidade com recursos do próprio caixa.

O adiamento deverá ser publicado no novo plano de investimentos da companhia, que está previsto para ser publicado nos próximos meses. No último mês de janeiro, o presidente Aldemir Bendine havia confirmado o término das obras para 2018. Segundo o executivo, a relação de custo benefício da refinaria não permitiria outra medida além da conclusão do projeto. Inicialmente orçado em US$ 2,5 bilhões, o empreendimento é estimado hoje em US$ 18,5 bilhões.

Recentemente, a unidade teve sua licença operacional renovada pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), que permitiu a ampliação do processamento para até 100 mil barris de petróleo por dia. Com a nova autorização, que aumentou em 26 mil barris a capacidade total, a Petrobrás confirmou o compromisso de instalar a Unidade de Abatimento de Emissões (Snox), um dos principais equipamentos da planta industrial.

A refinaria deverá ter um potencial de processamento de 230 mil barris de petróleo e será a unidade com maior taxa de conversão de óleo cru em diesel, com 70%. A expectativa é de que a empresa possa ampliar ainda mais o potencial do projeto, que ao final de 2014, quando foram iniciadas suas operações, não pôde atingir a capacidade de 115 mil barris diários devido à não conclusão do Snox. Segundo o balanço do PAC, o empreendimento já acumula 24,4 milhões de barris de petróleo processados desde que deu início a suas atividades.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jair Rattov Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jair Rattov
Visitante
Jair Rattov

Nada assustador… Depois da roubalheira, 40 e tantos mil demitidos, e os consórcios querendo aditivos, para concluir o escopo contratado e tendo que responder ao lava jato, Diretoria dos consórcios de 32 empresas presos, diretor do complexo idem, sobrou para os operadores, o milagre em fazer uma planta automatizada funcionar a moda ” Sovaco de Cobra,”. O trem 2 foi sacrificado e usado como ‘ “Spare parts”, para tornar o trem 1 funcional e capenga… Ninguém fez os ensaios de testes de duração mínima, para que ficasse confiável todo o conjunto.. A Refinaria , parte que funciona, e na mão… Read more »