PETROBRÁS INICIA PRODUÇÃO ANTECIPADA NO CAMPO DE SÉPIA, NA BACIA DE SANTOS

FPSO-Cidade-de-Sao-VicenteApesar das turbulências políticas e financeiras, as operações da Petrobrás no pré-sal seguem avançando. A estatal anunciou nesta quarta-feira (2) que deu início ao Sistema de Produção Antecipada de Sépia, que deverá ter uma produção de cerca de 20 mil barris de óleo por dia durante o período de testes. A operação foi realizada através do FPSO Cidade de São Vicente, que foi conectado ao poço 1-RJS-691 a uma profundidade de aproximadamente 2.220 metros e permanecerá no campo por um período de 180 dias.

Com foco na coleta de informações técnicas acerca dos reservatórios, o sistema é o quarto a ser instalado na área de Cessão Onerosa da Bacia de Santos. A plataforma, que recebeu sua licença de instalação pelo IBAMA no último mês de novembro, produzirá óleo de boa qualidade, que deverá ser escoado por meio de navios aliviadores.

O poço foi conectado à embarcação por meio de três linhas: a de produção, a anular – ou de serviço -, e uma com um grupo de cabos que comandam a árvore de natal molhada, que fica instalada na cabeça do poço e é responsável por sua abertura e fechamento.

Os dados obtidos com essa etapa darão suporte ao desenvolvimento do sistema definitivo de produção, previsto para iniciar suas operações em 2020. O campo, localizado a 185 km da costa do Rio de Janeiro, teve sua comercialidade declarada pela estatal em setembro de 2014, após a realização da fase exploratória e a constatação da amplitude e do potencial de vazão das reservas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of