REINO UNIDO QUER AVANÇAR COM O SEU PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE NOVAS USINAS NUCLEARES PARA GERAR ENERGIA

borisNo meio da crise provocada pela falta de motoristas de caminhões de abastecimento de supermercados e postos de combustíveis, o governo do Reino Unido está discutindo propostas para uma nova usina nuclear em Wylfa, em Anglesey. A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson (foto principal). Ele disse que os governos anteriores do país “se recusaram a tomar decisões difíceis sobre a energia nuclear por muito tempo”. Enquanto isso, a EDF Energy pediu ao governo que tome decisões imediatas em relação ao projeto Sizewell C. Johnson disse que o custo da energia pode ser reduzido se forem realizados grandes investimentos de longo prazo na geração de energia limpa. “Quer seja eólica, vamos chegar a 40 GW até 2030, pode fazer ainda mais com a nuclear. Precisamos avançar com mais energia nuclear. Acho que deve ser parte de nossa carga de base, uma grande parte. E é por isso que sim, é claro, estamos olhando para Wylfa e muitos outros projetos”, disse.

Reagindo aos comentários do primeiro-ministro, Tom Greatrex (foto à direita), presidente-executivo da Nuclear Industry Association, disse que o primeiro ministro está certotom em apoiar investimentos de longo prazo em energia nuclear e tomar as grandes decisões. “Precisamos de uma nova energia nuclear para garantir nosso futuro energético com potência britânica limpa e confiável. Esperamos que o governo apresente legislação para fazer exatamente isso neste outono”, declarou. Em janeiro deste ano, a Horizon Nuclear Power – o desenvolvedor do projeto do Reino Unido de propriedade da Hitachi do Japão – retirou seu pedido de consentimento de planejamento para a construção de duas unidades do Reator Avançado de Água fervente do Reino Unido em Wylfa.

Em 23 de setembro, o Comitê de Assuntos do País de Gales realizou uma sessão única de evidências ouvindo as últimas notícias sobre uma nova usina nuclear em Wylfa Newydd,  em Anglesey, após o fracasso do projeto Horizon. Os parlamentares examinaram o apoio necessário ao setor para desenvolver novas usinas de energia e a probabilidade de um novo desenvolvedor entregar uma usina nuclear em Wylfa Newydd.

edfO comitê ouviu representantes da Bechtel e da Westinghouse dos EUA – que estão propondo construir reatores AP1000 em Wylfa – e da Shearwater Energy, com sede no Reino Unido, que propõe desenvolver um reator modular de pequeno porte eólico e um projeto de energia híbrida de produção de hidrogênio no local. A EDF Energy disse que é urgente que o governo do Reino Unido tome decisões importantes sobre sua proposta de usina nuclear Sizewell C.  O  CEO da empresa, Simone Rossi (foto à esquerda), disse que a EDF Energy quer tomar uma decisão final de investimento no projeto até o final de 2022. Ele afirmou que o governo deve primeiro esclarecer quais parceiros terão permissão para participar do projeto e o modelo de financiamento preferido.

Para lembrar, Sizewell C será uma réplica próxima do Hinkley Point C (HPC), que a EDF Energy está construindo em Somerset e, como a HPC, será capaz de fornecer 7% da eletricidade do Reino Unido assim que entrar em operação comercial. A EDF e a China General Nuclear (CGN) possuem, respectivamente, 80% e 20% do projeto Sizewell C. No entanto, os ministros do Reino Unido estão considerando maneiras de remover CGN dos projetos nucleares do Reino Unido.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of