RELATÓRIO DA OPEP APONTA PARA DEMANDA MAIOR QUE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM 2017

plataformaO menor ritmo da produção de petróleo nos Estados Unidos e os cortes em investimentos em novos projetos vão derrubar a quantidade de óleo disponível no mercado este ano, segundo um novo relatório produzido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A entidade prevê ainda que a menor produção poderá fazer com que a oferta do insumo seja menor do que a demanda em 2017.

Na avaliação do grupo de países exportadores, a produção de países não ligados ao cartel vai cair em 740 mil barris por dia. O declínio maior na produção será nos Estados Unidos, cujas empresas estão amargando prejuízos com o menor preço do barril. Segundo a OPEP, os EUA produzirão 431 mil barris a menos por dia na comparação com o ano passado. O documento ainda afirma que as empresas de petróleo de todo o mundo devem desembolsar menos recursos em exploração e avaliação este ano, mantendo esta postura em 2017 e 2018.

A menor quantidade de óleo produzido fora da OPEP vai ajudar a diminuir o impacto do aumento da produção dos países do grupo. O Irã, que deixou de sofrer sanções em janeiro, puxou o crescimento da produção total do cartel em 188 mil barris diários no mês de abril.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of