REPSOL SINOPEC E PETRORECONCAVO COMEÇAM A COMERCIALIZAR GÁS NATURAL PROCESSADO PELA PETROBRÁS

Mariano FerrariO ano de 2022 começa com novidades e movimentações dentro do mercado brasileiro de gás natural. As empresas Repsol Sinopec e PetroReconcavo começaram neste ano a vender gás processado pela Petrobrás, a partir de acordos conhecidos no mercado como “swap”.

No caso da Repsol Sinopec, a companhia assinou contrato para vender o gás de Sapinhoá Norte para a Petrogal Brasil. Dessa forma, a parcela de gás a qual a Repsol Sinopec tem direito no campo passará pela Planta de Processamento de Cabiúnas da Petrobrás, em Macaé, e será revendida já processada. A comercialização do gás começou a partir do dia 1º de janeiro. Para lembrar, a Repsol Sinopec tem 25% de participação no campo de Sapinhoá Norte.

A Repsol Sinopec acredita no grande potencial do mercado de gás do Brasil e no gás brasileiro como protagonista na transição energética, garantindo o fornecimento de energia de maneira segura e estável, além de permitir a integração com fontes de energias renováveis”, disse o CEO da Repsol Sinopec Brasil, Mariano Ferrari (foto).

Nessa mesma linha, a Petrobrás processará na Unidade de Tratamento de Gás de Catu, na Bahia, o gás produzido pela PetroReconcavo nos Polos Remanso e Miranga. O insumo processado será vendido para as distribuidoras Bahiagás, PBGás e Potigás. A PetroReconcavo começou a comercializar, desde o dia 1º, um volume médio de 716 mil m³/dia de gás natural para a três distribuidoras de gás.

Ressalta-se ainda que a Companhia já havia celebrado os contratos de transporte de gás natural junto à Transportadora Associada de Gás S.A. (“TAG”) que permite o transporte do gás natural a partir da UTG Catu até os pontos de entrega (city gates) determinados pela Companhia de Gás da Bahia (“Bahiagás”), bem como obtido as autorizações regulatórias e tributárias que eram as condições suspensivas para início do fornecimento”, acrescentou a PetroReconcavo em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of