Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

RICARDO PESSOA AFIRMA QUE NÃO PARTICIPAR DE CARTEL NA PETROBRÁS SERIA MORTE DA UTC

Ricardo Pessoa, presidente da UTCA Câmara dos Deputados, em Brasília, recebeu nesta terça-feira o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa (foto), para depoimento à CPI da Petrobrás. O executivo avisou aos congressistas que iria se manter em silêncio por conta do acordo de delação premiada que assinou com a Justiça. Nele, certos assuntos são considerados sigilosos e não devem ser falados. Antes do silêncio, Pessoa fez uma apresentação inicial sobre a UTC e sua carreira, com algumas declarações fortes.

O dono da UTC Engenharia, apontado como líder no cartel de construtoras que combinava resultados de licitações na Petrobrás mediante pagamento de propina a políticos, disse que, visão dele, ficar de fora do cartel significaria “assinar sentença de morte” de sua empresa. “Para que UTC continuasse a prestar seus serviços à Petrobras, estava claro que teria de contribuir financeiramente”, afirmou.

“Outro dia fiquei pensando o que aconteceria na vida real se eu adotasse o caminho inverso, se comparecesse a uma delegacia para denunciar. Na visão que eu tinha à epoca, isso significaria assinar sentença de morte da minha empresa. O medo de jogar fora uma vida de trabalho, a responsabilidade por milhares de vidas envolvidas nos projetos e nas obras me levaram ao silêncio, à passividade e ao erro”, refletiu.

Na sequência, Pessoa disse que se manteria em silêncio para não comprometer sua delação premiada, baseado no “silêncio que a Constituição assegura”, já que foi convocado para a CPI na condição de investigado.

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Biffy
Biffy
10 anos atrás

A coragem do Ricardo e do Paulo… Coragem para prosseguir, poucos tem e ao que acompanhei até agora, por ter pertencido a “massa trabalhadeira direta”, enganado pelo esquema hoje descoberto, sinto ter que dizer o que sinto e aos benefícios que a lei oferece. Sinceridade em depoimentos e delações, só tem a do Sr. Ricardo Pessoa e a do Paulo Roberto Costa, os outros só falarão a verdade, se resgatarmos o “pau de arara”, sem os benefícios da lei. E assim, afundaram a Petrobras, afundaram o País e um povo emergente, que só queria viver dentro da lei e da… Leia mais »

Herman Graf
Herman Graf
10 anos atrás

Nào estou fazendo plena defesa do Sr. Ricardo Pessoa. É fato e vem de longa data, ações inescrupulosas na Petrobras. O rito de passagem e sobrevivencia de uma empresa brasileira que tem o “Estado de coisa ou Coisa de Estado” seu principal contratante, leva a essa situação!! Esse caminho inverso que Ricardo Pessoa se refere, já o fiz. Custou-me muito caro. Assinei uma sentence. A minha. Quando está em jogo a vida de milhares de funcionários (x 3, uma atitude silenciosa ou passiva, torna-se premente para sobreviver. Afinal, uma decisão compromete a vida de muitos para o em ou para… Leia mais »

Herman Graf
Herman Graf
10 anos atrás

Quanto ao comentário do Biffy, concordo com grau, gênero e número!