RICARDO PESSOA AFIRMA QUE NÃO PARTICIPAR DE CARTEL NA PETROBRÁS SERIA MORTE DA UTC

Ricardo Pessoa, presidente da UTCA Câmara dos Deputados, em Brasília, recebeu nesta terça-feira o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa (foto), para depoimento à CPI da Petrobrás. O executivo avisou aos congressistas que iria se manter em silêncio por conta do acordo de delação premiada que assinou com a Justiça. Nele, certos assuntos são considerados sigilosos e não devem ser falados. Antes do silêncio, Pessoa fez uma apresentação inicial sobre a UTC e sua carreira, com algumas declarações fortes.

O dono da UTC Engenharia, apontado como líder no cartel de construtoras que combinava resultados de licitações na Petrobrás mediante pagamento de propina a políticos, disse que, visão dele, ficar de fora do cartel significaria “assinar sentença de morte” de sua empresa. “Para que UTC continuasse a prestar seus serviços à Petrobras, estava claro que teria de contribuir financeiramente”, afirmou.

“Outro dia fiquei pensando o que aconteceria na vida real se eu adotasse o caminho inverso, se comparecesse a uma delegacia para denunciar. Na visão que eu tinha à epoca, isso significaria assinar sentença de morte da minha empresa. O medo de jogar fora uma vida de trabalho, a responsabilidade por milhares de vidas envolvidas nos projetos e nas obras me levaram ao silêncio, à passividade e ao erro”, refletiu.

Na sequência, Pessoa disse que se manteria em silêncio para não comprometer sua delação premiada, baseado no “silêncio que a Constituição assegura”, já que foi convocado para a CPI na condição de investigado.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Herman GrafHerman GrafBiffy Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Biffy
Visitante
Biffy

A coragem do Ricardo e do Paulo… Coragem para prosseguir, poucos tem e ao que acompanhei até agora, por ter pertencido a “massa trabalhadeira direta”, enganado pelo esquema hoje descoberto, sinto ter que dizer o que sinto e aos benefícios que a lei oferece. Sinceridade em depoimentos e delações, só tem a do Sr. Ricardo Pessoa e a do Paulo Roberto Costa, os outros só falarão a verdade, se resgatarmos o “pau de arara”, sem os benefícios da lei. E assim, afundaram a Petrobras, afundaram o País e um povo emergente, que só queria viver dentro da lei e da… Read more »

Herman Graf
Visitante
Herman Graf

Nào estou fazendo plena defesa do Sr. Ricardo Pessoa. É fato e vem de longa data, ações inescrupulosas na Petrobras. O rito de passagem e sobrevivencia de uma empresa brasileira que tem o “Estado de coisa ou Coisa de Estado” seu principal contratante, leva a essa situação!! Esse caminho inverso que Ricardo Pessoa se refere, já o fiz. Custou-me muito caro. Assinei uma sentence. A minha. Quando está em jogo a vida de milhares de funcionários (x 3, uma atitude silenciosa ou passiva, torna-se premente para sobreviver. Afinal, uma decisão compromete a vida de muitos para o em ou para… Read more »

Herman Graf
Visitante
Herman Graf

Quanto ao comentário do Biffy, concordo com grau, gênero e número!