ROSATOM COMEÇA A CONSTRUIR FÁBRICA DE COMBUSTÍVEIS QUERENDO ELIMINAR A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS RADIATIVOS

222wwwComeçaram os trabalhos de instalação do equipamento principal de fabricação de combustível nuclear (FRU) no complexo piloto de energia (ODEK) em Seversk. Em construção na Siberian Chemical Combine, a ODEK faz parte do projeto russo Proryv, para demonstrar um ciclo fechado de combustível. A SCC faz parte da empresa de combustíveis TVEL, que é uma subsidiária da corporação estatal nuclear Rosatom. O objetivo final é eliminar a produção de resíduos radioativos da geração de energia nuclear. O projeto Prorvy compreende um módulo de produção / refabricação de combustível para a produção de combustível denso de urânio-plutônio (nitreto) para reatores rápidos; uma usina nuclear com reator BREST; e um módulo de retratamento de combustível usado.

O primeiro chão de fábrica preparado para a instalação de equipamentos é a seção de descontaminação da linha de produção de barras de combustível. Atualmente, existem mais de 40 itens de equipamento com um peso total de cerca de 110 toneladas no site da FRU. Alexander Gusev, vice-diretor geral da SSE responsável pelo projeto Proryv, disse  que  “Não existe outro equipamento desse tipo em nenhum outro lugar do mundo e, portanto, nenhuma abordagem típica para a construção de tais instalações. Este projeto é totalmente único, desde os desenhos até os esquemas de instalação.”

A instalação dos principais equipamentos tecnológicos está sendo trabalhada com antecedência no modo digital (modelagem 4D), a fim de “minimizar possíveis descasamentos e otimizar a sequência de trabalhos”, disse  a Rosatom. A instalação dos equipamentos na FRU leva cerca de 18 meses. O local da futura usina nuclear de 300 MW, alimentada pelo reator BREST-OD-300, está sendo preparado para o início das obras.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of