ROSATOM COMISSIONA TOTALMENTE SUA PRIMEIRA USINA NUCLEAR FLUTUANTE
A usina nuclear flutuante (FNPP) Akademik Lomonosov foi totalmente comissionada em Pevek, que fica na região de Chukotka, no Extremo Oriente da Rússia. O marco foi oficializado após a aprovação do diretor geral da Rosenergoatom, Andrey Petrov, subsidiária da operadora da estatal Rosatom. A aprovação de Petrov foi possível depois que o regulador russo Rostechnadzor emitiu uma “declaração de conformidade” para a Akademik Lomonosov , que verifica se o FNPP foi construído de acordo com todos os requisitos de documentação do projeto. Além disso, o projeto recebeu a aprovação da Rosprirodnadzor, a autoridade executiva que controla e supervisiona as atividades no campo da gestão ambiental. Rosenergoatom disse hoje que o recebimento desses documentos significa que o FNPP “adere totalmente a todas as normas e regulamentos, incluindo sanitários, epidemiológicos, ambientais, segurança contra incêndio, requisitos de construção e padrões federais”.
Andrey Petrov disse que “Concluímos nossa tarefa principal para este ano – comissionamos totalmente o FNPP em Pevek, região de Chukotka. Hoje, oficialmente se torna a 11ª usina nuclear na Rússia e no extremo norte. um no mundo .” O FNPP, que compreende dois reatores KLT-40C de 35 megawatts, começou a fornecer eletricidade para a rede isolada do centro de energia Chaun-Bilibino de Chukotka em 19 de dezembro de 2019.
Ele gerou mais de 47,3 GWh de eletricidade desde que foi conectado à rede e atualmente cobre 20% da demanda do centro de energia de Chaun-Bilibino. Ele se tornará a principal fonte de energia de Chukotka após o desligamento da usina nuclear de Bilibino. Suas capacidades de potência e calor são de 70 MW e 50 Gcal / h (210 GJ / h), respectivamente. Tem 140 metros de comprimento e 30 metros de largura e seu deslocamento é de 21.500 toneladas.
Deixe seu comentário