ROSATOM INSTALA PRIMEIRO REATOR NUCLEAR DE TERCEIRA GERAÇÃO EM USINA RUSSA

rosatomA energia nuclear volta a ganhar um papel de protagonismo dentro da matriz energética global, impulsionada pelos movimentos contra as emissões de carbono no meio ambiente e por uma nova geração de tecnologias. Entre as principais desenvolvedoras de novos equipamentos está a estatal russa Rosatom, que irá conectar o primeiro reator da chamada Terceira Geração nos próximos meses.

No último dia 24 de março, o reator foi ligado oficialmente, iniciando o processo de carregamento de combustíveis, através de simuladores. Nos dias seguintes, esse material foi, aos poucos, substituído pelo combustível de fato. A programação é longa até a entrada total em operação, conforme detalha o diretor da usina de Novovoronezh, Vladimir Povatov. “Essa fase vai durar cerca de 55 dias. A próxima etapa inclui todos os testes finais pré-operacionais e, na sequência, a conexão da usina ao sistema elétrico”, disse.

O reator VVER-1200 é caracterizado como de terceira geração por características como maior longevidade, eficácia e segurança, atendendo diversos requisitos também na questão de proteção ao meio ambiente. Além da Rússia, países como Bielorrússia, Turquia, Egito, Finlândia, Hungria e Bangladesh estão recebendo os novos reatores da Rosatom.

Antes de ser instalado em usinas nucleares, o equipamento passou por mais de 20 missões especiais da Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA) e foi reconhecido pela sua extrema segurança, resistente a terremotos, tsunamis, furacões e até queda de aeronaves.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of