ROTOR DA PRIMEIRA UNIDADE GERADORA DA UHE BELO MONTE É INSTALADO

RotorPrincipal empreendimento energético brasileiro para os próximos anos, a Usina Hidrelétrica Belo Monte segue avançando nas suas obras. Desta vez, a montagem eletromecânica da planta que avançou, com a descida do rotor do gerador no poço da primeira unidade geradora da sua casa de força principal.

O transporte do equipamento deu trabalho para a equipe de funcionários no canteiro de obras, já que a peça é a mais pesada da turbina de nº 1, com 1.200 toneladas, 2,5 metros de altura e 18,7 metros de diâmetro. O procedimento contou com duas pontes rolantes acopladas, cada uma com capacidade de 800 tonelada.

O rotor é a parte móvel do gerador, que recebe a energia mecânica, transmitida pelo eixo da turbina, gira o rotor dentro do estator. Há ainda a parte fixa (estator), que junto ao rotor compõe o conjunto do gerador. A energia elétrica é fruto da fricção, que gera um campo magnético.

As obras civis da usina já estão 87% concluídas de acordo com a Norte Energia, consórcio responsável pela construção do empreendimento. Quando concluído e em plena operação, a usina terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, distribuídos em duas casas de força: a principal, no Sítio Belo Monte, com capacidade instalada de 11 mil MW, e a complementar, no Sítio Pimental, com 233,1 MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of