RÚSSIA AMPLIA ACORDO NA ÁREA NUCLEAR COM BOLÍVIA PARA CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA NO PAÍS
A Rússia segue expandindo seus acordos internacionais na área nuclear, se posicionando como um dos países mais importantes na difusão e utilização da tecnologia. No último domingo (6), foi a vez da Bolívia assinar um acordo de cooperação para uso pacífico de energia nuclear e para cooperação na construção de um centro de pesquisa e tecnologia nuclear.
“Somos gratos à República da Bolívia, o presidente Evo Morales, por ter escolhido a nós e as tecnologias russas para a construção de um primeiro centro deste tipo na Bolívia”, afirmou o chefe do programa nuclear russo, Sergei Kirienko (foto).
Além dele, estiveram no evento o presidente boliviano e o Ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Luis Alberto Sanchez. Reunidos, disseram que o projeto se trata do “melhor e mais avançado centro de pesquisa nuclear na América Latina e no mundo”, na cidade de El Alto.
Os investimentos no empreendimento serão altos, com um montante de US$ 300 milhões vindos dos cofres bolivianos, para que o centro aborde as utilizações da fonte nuclear em campos como medicina, agricultura, geologia, entre outros.
Deixe seu comentário