RÚSSIA AMPLIA ACORDO NA ÁREA NUCLEAR COM BOLÍVIA PARA CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA NO PAÍS

Sergei KirienkoA Rússia segue expandindo seus acordos internacionais na área nuclear, se posicionando como um dos países mais importantes na difusão e utilização da tecnologia. No último domingo (6), foi a vez da Bolívia assinar um acordo de cooperação para uso pacífico de energia nuclear e para cooperação na construção de um centro de pesquisa e tecnologia nuclear.

“Somos gratos à República da Bolívia, o presidente Evo Morales, por ter escolhido a nós e as tecnologias russas para a construção de um primeiro centro deste tipo na Bolívia”, afirmou o chefe do programa nuclear russo, Sergei Kirienko (foto).

Além dele, estiveram no evento o presidente boliviano e o Ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Luis Alberto Sanchez. Reunidos, disseram que o projeto se trata do “melhor e mais avançado centro de pesquisa nuclear na América Latina e no mundo”, na cidade de El Alto.

Os investimentos no empreendimento serão altos, com um montante de US$ 300 milhões vindos dos cofres bolivianos, para que o centro aborde as utilizações da fonte nuclear em campos como medicina, agricultura, geologia, entre outros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of