RÚSSIA ELEVA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM MARÇO E ATINGE MAIOR NÍVEL EM 30 ANOS

petroleo russiaAs potências mundiais seguem buscando novas formas de combater a queda do barril, mas a produção está em alta para grandes exportadores. É o caso da Rússia, que elevou sua produção de petróleo em 0,3% no mês de março e atingiu o seu maior nível em aproximadamente 30 anos, estabilizando um volume total de 10,91 milhões de barris por dia. Ao passo que negocia um congelamento produtivo junto a representantes do setor, o país alcançou a marca de 46,149 milhões de toneladas de petróleo, segundo dados do Ministério de Energia russo.

O crescimento na produção levanta dúvidas quanto a um possível acordo com potências exportadoras, que deverão se reunir em Doha no próximo dia 17 para discutir um congelamento produtivo com foco no controle da cotação do barril. O encontro, que vem sendo defendido por países como Venezuela e Arábia Saudita, busca concretizar o acordo previamente estabelecido de congelar as produções nos níveis registrados em janeiro.

De acordo com o ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, a produção obtida em março não deverá ser obstáculo para o acordo. Ao passo que os índices seguem crescendo no país, no entanto, crescem também as dúvidas quanto à consolidação do projeto. Para se tornar realidade, um congelamento exigiria hoje coordenação de grandes petroleiras russas como Rosneft, Lukoil e Gazprom, que contam cada uma com sua agenda própria de desenvolvimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of