SAPINHOÁ TEM NOVO POÇO EM PRODUÇÃO

FPSOEntrou em produção o terceiro poço (7-SPH-4D-SPS) no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos. O poço, no bloco BM-S-9, está em lâmina d’água de 2.120 metros e tem potencial de produção de 33 mil barris de petróleo por dia, conectado ao FPSO Cidade de São Paulo. O bloco é operado pela Petrobrás (45%), em parceria com a Repsol Sinopec Brasil (25%), e a BG E&P Brasil (30%).

A conexão do novo poço até a plataforma foi feita por meio de um sistema de tubulações verticais rígidas e flexíveis, suportadas por uma boia. Este sistema, denominado Boia de Sustentação de Risers (BSR), é pioneiro no mundo.

Também em Sapinhoá, foi inaugurada, no mês de abril, a exportação de gás, através do gasoduto que interliga o mesma FPSO à Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba, a 300 km de distância. Com este avanço, o campo agora exporta 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por dia, além de produzir 98  mil barris de petróleo.

A FPSO Cidade de São Paulo tem capacidade de produção de 120 mil barris por dia. A previsão é que a plataforma atinja sua capacidade máxima de produção no terceiro trimestre deste ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of