SBM OFFSHORE CONSEGUE FINANCIAMENTO DE US$ 620 MILHÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO FPSO ALEXANDRE DE GUSMÃO
A holandesa SBM Offshore anunciou que garantiu um empréstimo-ponte de US$ 620 milhões para a construção do FPSO Alexandre de Gusmão, que será implantado em Mero, na bacia de Santos. O navio-plataforma fará parte do quarto sistema de produção definitivo do campo, localizado na camada do pré-sal.
A SBM confirmou que é a única proprietária da sociedade de propósito específico que garantiu a instalação de carga e que será proprietária do FPSO. A companhia holandesa também afirmou que as discussões sobre a alienação de 45% da participação acionária para futuros sócios continuam a progredir.
De acordo com a empresa, a linha será totalmente sacada nos próximos dias para financiar as obras em andamento do FPSO Alexandre de Gusmão. O prazo do empréstimo-ponte é de 12 meses, com uma opção de prorrogação por mais seis meses, enquanto o reembolso deve ocorrer após o fechamento e o primeiro saque do empréstimo do projeto.
Como noticiamos em novembro, a Petrobrás assinou com a SBM Offshore os contratos para afretamento e prestação de serviços do FPSO Alexandre de Gusmão. A previsão é que unidade comece a produzir em 2025. O FPSO será instalado a aproximadamente 160 quilômetros de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás por dia. Os contratos terão duração de 22 anos e 6 meses, contados a partir da aceitação final da unidade.
Importante empreendimento