SCHLUMBERGER VAI DESCOMISSIONAR POÇOS DA TRIDENT ENERGY DO BRASIL

bruno-2-300x300A Schlumberger, por meio da Subsea Services Alliance, parceria estratégica com a Helix Energy Solutions Group, venceu a licitação para os serviços de descomissionamento de poços no Brasil junto à empresa Trident Energy do Brasil.  O contrato vale por 12 meses com quatro possíveis extensões. O portfólio de soluções da Subsea Services Alliance inclui navio de intervenção, serviços de poços, gerenciamento de projetos e acesso e controle de poços submarinos. Juntas, as empresas oferecem um leque completo de tecnologias que permitem o descomissionamento, bem como execução de intervenção e completação. A divisão de serviços de poços fica a cargo da Schlumberger, enquanto a Helix contribui com navio de intervenção, experiência operacional e capacidade de gerenciamento de projetos, com uma frota de embarcações de intervenção em poços submarinos dedicados e personalizados. A parceria foi criada com o objetivo de atender a um mercado global cada vez mais exigente em termos de eficiência e segurança operacional, otimização de custos e compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono.

 A Subsea Services Alliance vem mirando um mercado de grande potencial, especialmente no Brasil.  Segundo Bruno Alves, diretor-geral da Schlumberger Brasil, a empresa está cada dia mais preparada para atender às oportunidades trazidas pelos clientes. “A Subsea Services Alliance é a engrenagem integrada e colaborativa pela qual desenvolvemos soluções economicamente viáveis que compartilham riscos e recompensas por meio de modelos comerciais inovadores e contratos baseados em desempenho”, afirmou.

Uma dessas oportunidades é o descomissionamento de campos de petróleo, um conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva da operação das instalações,trident ao abandono permanente e à remoção de instalações e equipamentos, à destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos, à recuperação ambiental da área e à preservação das condições de segurança de navegação local. O descomissionamento carrega uma gama de necessidades complexas, que fazem parte da obrigação contratual das operadoras, com objetivo de encerrar a vida produtiva de um campo de forma eficiente e segura.

 O contrato assinado é o primeiro projeto totalmente integrado de descomissionamento de poços no Brasil utilizando navio de intervenção do tipo LWIV (Light Well Intervention Vessel) em parceria com a Helix do Brasil. Essa solução integrada traz otimização de recursos e dos tempos operacionais, e, em paralelo, permite às operadoras um menor custo desse tipo de operação. Adicionalmente, permite ter a flexibilidade para intervenções em outros poços para incremento de produção.

A Trident Energy é operadora única dos Polos Pampo e Enchova, que engloba 10 campos e 4 plataformas, localizados na Bacia de Campos. Esta operação no Brasil é parte de um projeto global com foco em operação, redesenvolvimento e incremento da produção de reservas latentes de ativos maduros de petróleo e gás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of