EMPRESA BRITÂNICA DESENVOLVE TECNOLOGIA DE DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA EM EMBARCAÇÃO MOVIDA À ENERGIA NUCLEAR

colinA Core Power, empresa do Reino Unido que desenvolve soluções de propulsão nuclear, lançou uma nova linha de negócios para plantas de dessalinização flutuantes. Embora as usinas de dessalinização em terra tenham sido construídas em todo o mundo, incluindo Austrália, Norte da África e Arábia Saudita, o custo de construção, manutenção e fornecimento de combustível para essas instalações é caro e eles também usam combustíveis fósseis para energia, destacou a Core Power em seu  relatório. Usando instalações flutuantes de dessalinização construídas em cascos de navios tradicionais, alimentados por micro reatores, os navios-conceito podem fornecer água dessalinizada e energia elétrica.

Essas embarcações poderiam produzir água potável a uma taxa entre 60.000 e 450.000 m³ por dia, correspondendo à escala das instalações de dessalinização terrestres existentes. Os navios se beneficiariam das eficiências da construção do estaleiro, diminuindo o tempo e o custo de implantação e sendo flexíveis em seu movimento, o que significa que seriam capazes de aumentar e diminuir rapidamente dependendo da necessidade, segundo a Core Power.

navioDe todos os problemas que enfrentamos, a emergência global de água doce será o mais precário. Precisaremos de soluções de longo prazo, sustentáveis e flexíveis para garantir que possamos fornecer água potável para onde e quando for necessário em grande escala”, disse o  CEO da companhia, Mikal Bøe. “As instalações flutuantes de dessalinização movidas a energia nuclear da Core Power podem fornecer água doce para todos os estados litorâneos, com segurança, sustentabilidade e sem emissões. As mudanças dramáticas nos padrões climáticos significam que a implantação rápida é essencial, sem os anos de planejamento e construção necessários para construir usinas de dessalinização em terra”, acrescentou.

Enquanto os cascos de navios convencionais oferecem a flexibilidade de implantação e trânsitos mais fáceis entre os locais, as estruturas flutuantes podem oferecer mais resistência aos efeitos climáticos adversos. A solução de água Core Power é projetada com base em um casco de navio contendo um reator nuclear flutuante e sistemas de dessalinização de água por osmose reversa. A modelagem da Core Power considerando as mudanças no clima e o crescimento da população espera que a demanda global de dessalinização atinja 266 milhões de metros cúbicos por dia até 2050.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of