SEGUNDO LEILÃO DE PETRÓLEO NO MÉXICO CONCEDE TRÊS DOS CINCO BLOCOS OFERTADOS

Enrique Peña NietoO segundo leilão de blocos de petróleo no México obteve resultados otimistas nesta semana. Foram arrematadas três reservas das cinco que foram ofertadas às empresas privadas e estrangeiras presentes no certame. As propostas vencedoras foram apresentadas pela italiana ENI International, pelo consórcio da norte-americana Fieldwood Energy com a mexicana Petrobral, e pelo consórcio da argentina Pan American Energy junto à E&P Hidrocarburos y Servicios.

O resultado foi considerado bom em vista do atual cenário global, e veio como uma resposta do mercado às mudanças realizadas pelo governo mexicano, presidido por Enrique Peña Nieto (foto), nas questões contratuais do certame. A alteração foi motivada pelo final pouco satisfatório do primeiro leilão, em julho deste ano, quando foram concedidas apenas duas áreas em um total de 14 oferecidas no país.

Nesta segunda etapa, a ENI International fez a proposta mais alta na primeira área ofertada e adquiriu três campos com reservas de petróleo provadas em cerca de 62,8 milhões de barris de óleo equivalente. A companhia ofereceu um pagamento de 83,75% do lucro operacional ao governo mexicano e se comprometeu a investir 33% acima do patamar mínimo estabelecido.

O consórcio liderado pela Panamerican Energy, por sua vez, obteve um campo que contém reservas provadas de 21,3 milhões de barris de óleo equivalente, oferecendo 70% do lucro para o governo e um investimento que totaliza o dobro do valor mínimo. A Fieldwood Energy e a Petrobal arremataram uma área com 41,4 milhões de barris de óleo equivalente provados, em oferta que estabelece 74% do lucro para o governo e nenhum investimento adicional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of