SEMINÁRIO ON LINE VAI DEBATER OS BENEFÍCIOS DO USO DO BIOGÁS NESTA QUINTA-FEIRA

xsxxsxsNa quinta-feira (10), a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) vai promover a sétima edição do seu Seminário Técnico, que será online e gratuito. Este ano, os debates vão girar em torno dos “Atributos do Biogás”, a fim de tornar mais conhecida esta fonte de energia renovável que, só no ano passado, registrou um crescimento de 22%. Para o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann (foto), a escolha do tema não poderia ser mais pertinente: “O biogás, assim como as demais fontes, tem seus atributos específicos, que definem o valor que é agregado ao sistema. Por isso, acreditamos que temos de diferenciar e reconhecer o valor que o biogás pode dar ao sistema elétrico, com os seus atributos próprios que o diferenciam das demais fontes. Daí ser tão importante promovermos este seminário para mostrar essas qualidades específicas do biogás”.

Segundo cálculos da associação, o Brasil tem o maior potencial do mundo para a produção de biogás, no entanto, menos de 2% é aproveitado. Se todo o volume de resíduos orgânicos oriundos do saneamento e da agroindústria fosse utilizado, seria possível substituir 70% do consumo nacional de diesel e 34% da demanda por energia elétrica. Ou seja, o biogás, além de ser uma fonte limpa e renovável de energia, também é capaz de dar uma destinação adequada aosaqqaaa passivos ambientais produzidos por estes setores.

O seminário terá dois painéis. O primeiro vai discutir “Os Atributos do biogás ao setor elétrico” e terá como palestrantes Agnes Maria de Aragão da Costa (foto à direita), chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia;  a advogada Maria João Rolim, Alexandre Nunes Zucarato, diretor de Planejamento do ONS; e Paulo Cunha, consultor da Fundação Getúlio Vargas.

O segundo painel vai abordar a “Valorização de benefícios ambientais no setor energético”. Participam da mesa: Isabela Coutinho, Analista Sênior ASG da SITAWI Finanças do Bem; Luciano Rodrigues, assessor econômico da UNICA; Pietro Mendes, diretor do departamento de biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia; e Gonçalo Pereira, professor titular da Unicamp. O evento será realizado das 14h às 18h, e as inscrições podem ser feitas no site oficial do Seminário.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of