SHELL E CHEVRON FECHAM PARCERIA NA AUSTRÁLIA

A americana Chevron e a anglo-holandesa Shell vão trocar participações em dois projetos bilionários de gás natural na Austrália. A intenção das companhias é aproveitar todo o grande potencial australiano para alimentar a demanda energética da Ásia.

Basicamente, a permuta contratual consistirá no seguinte: a Chevron vai transferir para a Shell uma participação de 17,5% no terminal de exportações Browse, na Austrália Ocidental, o qual ultrapassa o valor de US$ 30 bilhões. Em compensação, obterá a participação da Shell em dois campos de gás associados com o terminal de exportação Wheatstone, na costa noroeste (foto), e mais US$ 450 milhões.

Para as duas empresas, a Austrália tem reunido grandes vantagens. Além de ser rico em hidrocarbonetos, o país é geograficamente próximo dos grandes mercados asiáticos, tem a necessária estabilidade política e ainda possui a facilidade do mesmo idioma. Graças a esses fatores, surge como solo fértil para projetos promissores. Com isso, até 2020 o país pode ultrapassar o Qatar na posição de maior exportador de gás natural liquefeito (GNL) do mundo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of