SHELL HOLANDESA DESENVOLVE QUEROSENE SINTÉTICO E KLM FAZ O PRIMEIRO VOO DO MUNDO COM ESTE COMBUSTÍVEL | Petronotícias




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SHELL HOLANDESA DESENVOLVE QUEROSENE SINTÉTICO E KLM FAZ O PRIMEIRO VOO DO MUNDO COM ESTE COMBUSTÍVEL

cccPela primeira vez no mundo, um voo de passageiros foi parcialmente realizado com querosene sintético.  O voo e o anúncio foram feitos na Holanda durante a conferência internacional sobre Combustíveis Sustentáveis Sintéticos de Aviação, realizado na cidade de Haia. A Shell, produtora do querosene sustentável e a KLM, operadora do voo, apresentaram este feito durante a reunião liderada por Cora van Nieuwenhuizen, Ministra degtgtgth Infraestrutura e Gestão da Água da Holanda.

A Holanda é um dos países da Europa que quer liderar e impulsionar o desenvolvimento e a aplicação de combustíveis sustentáveis de aviação para torná-la mais sustentável. O país quer estimular o estudo e a aplicação de combustíveis sustentáveis de aviação (biocombustíveis e querosene sintético) para que as companhias aéreas europeias possam voar inteiramente com combustível sustentável até 2050. O governo holandês apoia diversas iniciativas para estimular a produção e o uso e, assim, torná-lo comercialmente viável. A construção da primeira fábrica europeia de bioquerosene sustentável  fica em em Delfzijl, na Holanda, onde  a SkyNRG está colaborando com a KLM, Aeroporto de Schiphol e a SHV Energy.

O primeiro voo comercial de passageiros partiu do aeroporto Schiphol, em Amsterdã,  para Madrid no mês passado. Ele foi realizado com uma mistura de 500 litros de querosene sintético sustentável. A Shell produziu o querosene sintético em seu xssxsssxxscentro de pesquisa em Amsterdã com base em CO2, água e energia renovável do sol e vento.

Pieter Elbers (foto à esquerda), CEO da KLM, disse que “Estou orgulhoso de que a KLM operou o primeiro voo da indústria usando querosene sintético feito de fontes renováveis. A transição do combustível fóssil para alternativas sustentáveis é um dos maiores desafios da aviação. A renovação da frota contribuiu significativamente para a redução das emissões de CO2, mas o aumento da produção e o uso de combustível de aviação sustentável farão a maior diferença para a atual geração de aeronaves. É por isso que nos associamos a vários parceiros há algum tempo para estimular o desenvolvimento dededededdef querosene sintético sustentável. Este primeiro voo mostra que isso é possível na prática e que podemos seguir em frente.”

Marjan van Loon (foto à direita), Presidente e CEO Shell Holanda, afirmou que “A Shell é um participante ativo na transição energética e nossa contribuição para feito inédito é um exemplo disso. Estou extremamente orgulhoso por termos conseguido produzir 500 litros de combustível para aviação pela primeira vez com base em CO2, água e energia renovável. É um primeiro passo importante e, junto com nossos parceiros, agora precisamos expandir, acelerar e torná-lo comercialmente viável.”

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