SHELL INICIA PRODUÇÃO NA SEGUNDA FASE DE PROJETO DO PARQUE DAS CONCHAS

A Shell, junto à Petrobrás e a ONGC, iniciou a produção na segunda fase do projeto do Parque das Conchas (BC-10), na costa sudeste do Brasil. O projeto BC-10 (Petrobrás 35%, ONGC 15%) compreende a ligação de campos de águas profundas ao FPSO Espírito Santo.

A produção no Parque das Conchas começou em 2009, a partir dos campos de Abalone e Ostra, e o reservatório Argonauta B-Oeste, no Campo Argonauta. Em 2010, atingiu o pico da primeira fase: mais de 90 mil boed. Hoje, a produção está em 35 mil boe. Já a Fase 2 liga um quarto reservatório à embarcação, o Argonauta O-Norte (também no Campo Argonauta). No seu pico, deverá produzir cerca de 35 mil boed.

Segundo o presidente da Shell no Brasil, André Araujo: “O primeiro óleo da Fase 2 e a decisão de investimento na terceira fase de desenvolvimento do projeto, que anunciamos em julho, são marcos importantes para a Shell no ano em que a empresa comemora seu primeiro centenário no país”, comentou.

A terceira fase do projeto pretende instalar uma infraestrutura submarina nos reservatórios Massa e Argonauta O-Sul. Durante a produção, a etapa deve alcançar um pico de 28 mil boed.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of