SHELL, PROOCEANO E A MARINHA DO BRASIL INVESTEM EM NOVA TECNOLOGIA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA NO MAR

MARINHAUm grande avanço para a segurança no mar. Nesta quarta-feira (24), às 9h30, será inaugurado o Servidor de Alto Desempenho Apollo K 6000, adquirido através de uma parceria entre Shell, Prooceano e Marinha do Brasil, no projeto Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR). O equipamento ficará no Centro de Hidrografia da Marinha, em Niterói (RJ), e ajudará em previsões meteorológicas e oceanográficas e na identificação de objetos à deriva no mar, promovendo mais agilidade e segurança em operações de navegação.

Com capacidade para mapear diariamente 60 mil produtos diferentes, o servidor possibilitará melhor acompanhamento da movimentação desses objetos através de técnicas de modelagem computacional de partículas e algoritmos de alto desempenho, facilitando o início do processo de busca e salvamento no mar.

O projeto, viabilizado por meio da cláusula de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), envolve um aporte estimado de R$ 7 milhões e será integralmente executado no Brasil em um prazo de três anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of