SINDIPETRO-NF ALERTA PARA SURTO DE COVID-19 NA PLATAFORMA P-12

p-12O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) alertou que a plataforma P-12 teve um surto de casos de Covid-19 nos últimos 14 dias. Segundo a entidade, ao menos 15 trabalhadores estavam sob suspeita de contaminação. Destes, seis tiveram resultado de testagem positivo para a doença.

Os sindicalistas afirmam ainda que, no dia 10 de agosto, dez trabalhadores desembarcaram da plataforma e nenhum deles apresentava sintomas. Porém, três deles começaram a sentir os efeitos da doença em casa – dois já com exame positivo para Covid-19 e 1 aguardando resultado de testagem.

Uma reivindicação dos trabalhadores é que seja feita testagem também no desembarque, para que os trabalhadores não levem o vírus para casa. Existem evidências suficientes do perigo da transmissão por assintomáticos, só que a empresa insiste em agir só nos casos quem que a pessoas apresente sintomas”, escreveu o Sindipetro-NF, em comunicado.

Para lembrar, a P-12 foi recentemente leiloada e está sem produzir. No momento, estão sendo feitas as atividades de desmobilização da embarcação. “Segundo relatos dos trabalhadores, com as atividades de desmobilização feita às pressas, esse número [de pessoas a bordo] subiu para 79 e no entendimento dos trabalhadores, o máximo deveria ser de 62 pessoas na unidade”, acrescentou o Sindipetro-NF.

Procurada, a Petrobrás não enviou a seguinte nota:

A Petrobras informa que, conforme previsto nos procedimentos da companhia para prevenção a Covid-19, realizou testes a bordo em todos os colaboradores da P-12. 

A medida foi preventiva e ocorreu após alguns colaboradores reportarem sintomas, sendo imediatamente desembarcados para testagem, isolamento e monitoramento de saúde em terra. Todos os colaboradores com suspeita ou confirmação foram desembarcados e medidas adicionais de higienização e conscientização foram tomadas a bordo.

A Petrobras reitera o compromisso com a saúde e a segurança dos colaboradores e vem adotando procedimentos robustos em todas as suas unidades desde o início da pandemia, atuando sempre de forma diligente. Entre as medidas de prevenção ao contágio estão o período de quarentena com monitoramento de saúde de 14 dias no pré-embarque para todos os colaboradores, avaliação de saúde e testes antes do embarque e, a bordo, uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre as pessoas e reforço na higiene. Todos esses procedimentos vêm sendo cumpridos na P-12.

A unidade está em fase de descomissionamento, sem produção, com equipe mínima para manutenção das atividades essenciais à segurança”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of