SISTEMA PILOTO DE LIBRA DEVE COMEÇAR A PRODUZIR EM 2020

anelise-lara-tarja OTC2014HOUSTON– Em sua participação na Bratecc Offshore, a gerente executiva da Petrobrás para Libra, Anelise Lara (foto), disse que o sistema piloto da área está programado para entrar em produção em 2020. “Esse piloto será baseado em outros sistemas típicos do pré-sal já em produção. Isso vai nos permitir testar diferentes estratégias de recuperação, considerando as características do reservatório de Libra”, explicou. Segundo a executiva, a primeira estimativa considera 12 sistemas de produção, cada um com capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia.

Até 2017, para quando está prevista declaração de comercialidade do campo, o consórcio deve concluir o Programa Exploratório Mínimo, que inclui a perfuração de dois poços, o levantamento sísmico 3D de todo o bloco e a realização de um Teste de Longa Duração. A previsão de início é para o segundo semestre, em julho. O primeiro Teste de Longa Duração está previsto para começar em dezembro de 2016.

Anelise também falou sobre a qualidade do consórcio formado por Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%), CNOOC (10%) e CPC (10%), vencedor da licitação de Libra. Para a executiva, a diversidade de empresas criou uma grande oportunidade para a construção de uma forte parceria, com os melhores talentos, partilhando conhecimentos, experiências, além dos custos de financiamento. “Este ambiente colaborativo pode ser muito proveitoso para o projeto de Libra”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of