SOLUÇÃO DA CHEVRON TORNA PROCESSO DE ABANDONO DE CAMPOS DE EXPLORAÇÃO MAIS SEGURO

chevron-otc-300x204HOUSTON– A Chevron desenvolveu um plano global para levar as questões de envelhecimento de plataformas e enferrujamento de detritos nas áreas onshore e offshore para outro nível. Para resolver essa situação a empresa criou, em 1998, a subsidiária Chevron Environmental Management (CEM), que desenvolveu um guia global de aposentadoria desses locais, começando a executá-lo em 2012. Atualmente, há mais de 3300 ativos abandonados em 35 países.

O plano visa estimar os custos para implementar a metodologia de abandono de campos e tubulações. O presidente da CEM, Don Stelling (foto), falou, na OTC, sobre os esforços de desativação desses ativos. “O tempo de vida de uma plataforma offshore é, normalmente, entre 30 e 40 dias. Quando abandonamos um campo, queremos sua desativação em definitivo, mas esse processo gera um alto risco para a natureza”, explicou. Segundo Stelling, a indústria precisa fazer um trabalho de segurança melhor.

Stelling afirmou que os incidentes no Golfo do México motivaram a Chevron a encontrar meios de reduzir os riscos de suas operações. Antes era necessária a contratação de mergulhadores para retirar as estruturas. Em parceria com a Versabar, a empresa desenvolveu o VB 10.000, que é capaz de remover a porção não submersa da plataforma em apenas uma manobra. O nome da embarcação se refere a sua capacidade de levantar uma carga de até 10.000 toneladas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of