SETE BRASIL QUER EVITAR MULTAS PARA ALUGAR SONDAS AO INVÉS DE CONSTRUÍ-LAS NO BRASIL
A Sete Brasil segue buscando soluções para fugir da sua atual situação financeira ruim. Além de buscar empréstimos com BNDES e Banco do Brasil, a empresa agora quer pedir ao governo um “perdão” à ANP para poder arrendar plataformas no exterior enquanto as nacionais não ficam prontas, descumprindo com as normas de conteúdo local estabelecidas e assinadas pela empresa quando da sua contratação, sem pagar multas. A Sete Brasil é uma empresa criada para gerenciar a construção de sondas de perfuração e alugá-las à Petrobrás. Atualmente, são 29 sondas em construção, sendo 28 afretadas à Petrobrás.
A autorização desejada pela empresa, à ser concedida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), se faz necessária pela obrigatoriedade de que as sondas do pré-sal obedeçam a lei de conteúdo nacional, devendo ser construídas em estaleiros do país, obedecendo um percentual de 55% a 60% de conteúdo nacional. O não cumprimento das normas de conteúdo nacional atinge a cadeia de petróleo e gás como um todo. O momento não é bom, com preço do barril despencando e poucos projetos sendo desenvolvidos. Retirar os poucos projetos que sustentam toda uma economia pode ser um grande problema. A Petrobrás apenas manifestou esperar que os prazos e normas de conteúdo local sejam cumpridos, tal como estabelecido em contrato. Uma decisão de suspender ou adiar a construção dessas sondas no Brasil, no momento atual, seria extremamente danosa para o mercado de trabalho do segmento de petróleo&gás, que atravessa um dos piores momentos de sua história.
O QUE FAZIA BARUSCO NA SETE BRASIL A Sete Brasil é uma paraestatal criada em 2011 por articulação de Gabrielli e investidores em infraestrutura no Brasil, como a Odebrecht Óleo e Gás, Queiroz Galvão e outras, liderada pelo BTG Pactual com forte atuação de fundos de pensão estatais, tendo como “suposta missão” explorar as potencialidades do pré-sal, produzindo no Brasil, sondas e plataformas de petróleo para repassar a Petrobras mediante afretamento ou leasing. Nascia naquele momento uma empresa com encomendas de mais de R$ 80 bilhões à Petrobras. Hoje, pelo que percebemos da operação lava jato, o propósito pode não… Read more »