STANDARD & POOR’S TIRA GRAU DE INVESTIMENTO DA PETROBRÁS
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P)rebaixou a nota de crédito da Petrobrás de “BBB-” para “BB-”. Com isso, a estatal perde o seu grau de investimento e passa a ficar em um grau considerado especulativo. Outra medida da S&P foi manter a perspectiva da companhia em estágio negativo.
Na noite de quarta-feira (9), a mesma agência também rebaixou a nota ao Brasil, tirando do país seu grau de investimento. No entanto, a nota do Brasil – BB+ – ainda é superior à da Petrobrás.
Em fevereiro, a estatal também teve sua avaliação rebaixada por outra agência de classificação de risco renomada, a Moody’s. Na época, a avaliadora apontou “preocupações sobre investigações de corrupção” como a principal razão para o rebaixamento da nota.
A retirada do grau de investimento atrapalha na obtenção de crédito para a companhia. Diversos fundos de pensão e de investimento estrangeiros adotam como critério de avaliação o atestado de grau de investimento emitido por pelo menos duas agências.
Deixe seu comentário