STF HOMOLOGA DELAÇÃO PREMIADA DE RICARDO PESSOA, DONO DA UTC

Ricardo PessoaO Supremo Tribunal Federal homologou o acordo de  delação premiada de Ricardo Pessoa (foto), dono da UTC. Considerado o chefe do chamado “clube das empreiteiras”, formado por empresas envolvidas em fraudes e esquemas de propina investigados na Operação Lava-Jato, Pessoa tem revelado detalhes acerca das irregularidades praticadas em contratos com a Petrobrás. Com a decisão homologada, o teor dos depoimentos do executivo, ainda em segredo, poderá ser divulgado.

O acordo de delação havia sido firmado junto à Procuradoria-Geral de República no dia 13 de março. Apenas nesta semana, no entanto, o processo foi homologado pelo ministro Teori Zavascki (STF).

Nos depoimentos já prestados à Polícia Federal, Pessoa citou ao menos seis parlamentares, entre os quais consta o senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia. Suspeito de ter solicitado repasses no esquema para a campanha da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarrney, Lobão já é alvo de um inquérito no STF. Por meio das delações, o dono da UTC terá sua pena amenizada.

Ainda nesta semana, o juiz Sérgio Moro decidiu que os deputados que integram a CPI da Petrobrás deverão encontrar novas datas para convocar as acareações do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, dos ex-diretores da Petrobrás, Paulo Roberto Costa e Renato Duque, do ex-gerente da estatal, Pedro Barusco, e do doleiro Alberto Youssef. Todos eles estão presos na Carceragem da Polícia Federal em Curitiba, e teriam que ser conduzidos a Brasília para participar da sessão na Câmara dos Deputados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of