SUPREMO CONSIDERA QUE A PETROBRÁS É DE ECONOMIA MISTA E NÃO PRECISA SEGUIR AS AMARRAS DA LEI DE LICITAÇÕES

swswswswsUma decisão do Supremo Tribunal Federal vai mudar a forma da Petrobrás contratar serviços a partir de agora. A decisão do STF agiliza, mas é bom ficar de olho. Um olho no gato outro no peixe. Em uma empresa privada, o que engorda a firma é o olho do dono, mas a Petrobrás é uma estatal que emprega funcionários públicos. Nestes casos, o histórico e o passado recente não são lá muito bons.  Por outro lado, vai dar celeridade às decisões e reduzir os custos da burocracia. Isso é bom, desde que os políticos não queiram influenciar as decisões. Os ministros consideraram que a Petrobrás é uma empresa de economia mista e apesar de ser comandada pelo Estado, que detém a maior parte de suas ações, concorre no mercado livre,  portanto não precisaria seguir a Lei de Licitações. A base da decisão do STF, por ser sujeita à ampla concorrência do mercado, não deve seguir as restrições impostas pela lei para contratação de serviços. O regime, disse o relator, Dias Toffoli,  “ é incompatível com a agilidade própria do mercado privado, movido pela intensa concorrência entre empresas.”

Para Dias Toffoli, as novas normas apenas reforçaram a previsão constitucional original: “A compreensão dessa realidade, ou seja, de que tais empresas que assim atuam no mercado, sujeitam-se ao regime jurídico de direito privado, é inerente ao sistema criado pela Constituição Federal, atribuindo-se à sociedade de economia mista a exposição, a exploração de atividades econômicas, comercialização de bens ou de prestação de serviços e o mesmo regime das empresas de direito privado.

Pelo entendimento, Gilmar Mendes acrescentou a evolução da doutrina na interpretação da Lei de Licitações. Segundo ele, a norma foi editada para evitar corrupção nas esferas administrativas do Estado e, assim, tinha pretensão totalizante, abarcando inclusive as estatais. No entanto, não demorou para ficar claro que a lei aumentava a burocracia sem combater possíveis ilícitos. Além de Gilmar, o voto do relator foi seguido por Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Alexandre de Moraes. Ficaram vencidos os ministro Marco Aurélio, Luiz Edson Fachin, Rosa Weber e Cármen Lúcia. O ministro Luís Roberto Barroso se declarou suspeito.

O Recurso Especial começou a ser julgado pela 1ª Turma do STF em 2008, mas o processo foi encaminhado ao Plenário. Em 2011, Dias Toffoli já tinha proferido o voto que acabou vencedor. Na ocasião, Marco Aurélio divergiu. Em 2016, o julgamento foi retomado ministro Luiz Fux. Ele acompanhou o relator, ressaltando que o entendimento não é uma “carta de alforria”. Segundo Fux, a Petrobrás, enquanto sociedade de economia mista, não se desobriga da observância das normas jurídicas da Administração Pública, “mas fica dispensada das regras da Lei 8.666 quando estas puderem comprometer a sua competitividade, que é o que se presume no caso”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ivan Salerno de moura filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ivan Salerno de moura filho
Visitante
ivan Salerno de moura filho

Concluo que preciso voltar apara a escola primária e reaprender a ler. Texto da lei 13303 de 30 de junho de 2016. “Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.