TAG OBTÉM LICENÇA DE INSTALAÇÃO DO GASODUTO GASFOR II, NO CEARÁ, E INICIARÁ AS OBRAS IMEDIATAMENTE

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) – 

Gustavo-Labanca-TAGUm importante projeto da Transportadora Associada de Gás (TAG), guardado já há algum tempo na gaveta, irá sair do papel nos próximos dias. O Petronotícias apurou que a empresa recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) a Licença de Instalação do gasoduto Gasfor II, referente ao trecho de 83 km entre os municípios de Horizonte e Caucaia, no estado do Ceará. O empreendimento receberá investimentos de R$ 250 milhões e marca o início de um movimento muito aguardado pela indústria brasileira – a expansão da malha dutoviária do país. Na TAG, a notícia do recebimento da licença ambiental foi bastante celebrada e a palavra de ordem na empresa é agilidade. Por isso, o plano é dar início aos trabalhos de construção da linha já na sequência.

Com a licença concedida, a TAG pretende iniciar imediatamente as obras do Gasfor II. É uma obra importante, com investimentos na ordem de R$ 250 milhões, que trará melhorias para a malha de dutos e aumentará a segurança operacional dos ativos”, disse com exclusividade ao Petronotícias o diretor-presidente da TAG, Gustavo Labanca. 

O novo trecho vai atravessar, ao todo, seis municípios cearenses: Horizonte, Pacajus, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia. O diretor-presidente da transportadora também revelou que uma segunda etapa do empreendimento também consta no planejamento da companhia. “Os 80 km do gasoduto são uma primeira etapa do projeto, que prevê uma segunda fase com conexão com o Rio Grande do Norte, que no futuro poderá atender a um potencial crescimento da demanda no estado”, complementou Labanca.

gasodutosDe acordo com o memorial descritivo inicial do gasoduto, o Gasfor II será construído com tubos de aço carbono de diâmetro nominal de 20 polegadas. A linha será será enterrada em toda a sua extensão com uma cobertura mínima de 1,0 metros. O anúncio das obras do trecho do Gasfor II é um marco importante para a região Nordeste como um todo, já que o projeto servirá para atender a demanda projetada da região até o ano de 2027. Além disso, o empreendimento tem um simbolismo importante para a indústria de óleo e gás brasileira, dando início à retomada da construção de novos gasodutos de transporte no país. A atual malha dutoviária brasileira contabiliza 9.409 km em linhas de transporte.

A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros — Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro — e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas. A companhia tem como acionistas a ENGIE, com 65% de participação, e a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), com 35% de participação.

Enquanto isso, a TAG anunciou ontem (9) ao mercado que está ampliando a flexibilidade de contratação de capacidade aos agentes interessados em acesso à sua malha. A partir de agora, será possível contratar capacidade em base firme, por meio de contratos de serviço extraordinário celebrados a qualquer tempo ao longo deste ano, com vigência até 31 de dezembro de 2022.

As rodadas de oferta deste serviço serão realizadas semanalmente, das 9hs às 18hs do primeiro dia útil de cada semana. A solicitação de capacidade deverá ser realizada por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC). Os carregadores interessados deverão estar cadastrados e habilitados por meio do POC, com contrato Master vigente na TAG. Todas as solicitações realizadas no mesmo dia serão consideradas de maneira isonômica no processo de alocação”, explicou a empresa em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of