TBG ASSINA CONTRATO DE TRANSPORTE DE GÁS NATURAL COM A TRADENER E A PORTUGUESA GALP

TBG1Desde o início do mês de outubro, está valendo quatro novos contratos de transporte de gás natural firmados com a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). Um desses acordos, com a portuguesa Galp, é de curto prazo. Os três demais são da modalidade interruptível, com a Tradener. Todos esses contratos terão validade até dezembro de 2022. Para lembrar, somente em 2022, a transportadora já firmou nove contratos de transporte com agentes de mercado além da Petrobrás. O resultado mostra que a iniciativa da companhia de oferecer variedade de serviços e novos produtos está alinhada com as expectativas de abertura do Novo Mercado de Gás. A Galp assinou um contrato de curto prazo na modalidade trimestral, no Ponto de Entrada Gascar, em Campinas (SP). Esse já é o sexto contrato firmado entre as duas empresas. Em julho, a TBG e a Galp firmaram cinco contratos interruptíveis, sendo um no Ponto de Entrada em Gascar, e os demais nas Zonas de Saída MS1, SC1, SC2 e PR1.

A TBG e a Tradener também assinaram contratos interruptíveis, já valendo também para este mês, sendo três ao todo, um de entrada e dois de saída. Desde 1º de junho de 2022, a TBG passou a oferecer ao mercado, além dos produtos firmes nas Chamadas Públicas e dos produtos de curto prazo diário, mensal e trimestral, o serviço de transporte interruptível de entrada e saída. Vale lembrar que nos contratos interruptíveis não há encargo de capacidade (ship or pay); ou seja, quem adquire os serviçosTBG paga apenas pelo que utiliza, sendo, portanto, uma ótima oportunidade para os consumidores montarem um mix de contratos de suprimento e reduzir o preço médio de aquisição do gás natural.

As contratações de todos os produtos e serviços pelos agentes de mercado são realizadas por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC), marketplace digital que possibilita a contratação de produtos e serviços da TBG e de outras transportadoras, que deve ser acessado pelo link: www.ofertadecapacidade.com.br. Atualmente, o POC tem ofertas disponíveis e os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of