USINA SOLAR GARANTE ENERGIA PERMANENTE PARA UMA VILA RESIDENCIAL NO INTERIOR DO ACRE

vila solarA alta tecnologia chegou ao interior do Acre. A CAS Tecnologia, empresa desenvolvedora de soluções de redes inteligentes para o mercado de utilities (Energia e Água), está atuando em parceria com a Energisa, um dos maiores grupos privados do setor elétrico, no projeto de acesso à energia elétrica aos moradores da Vila Restauração localizada no interior do Acre, próximo à fronteira com o Peru. Por meio da solução IoT, a empresa auxilia no monitoramento e controle de informação da energia gerada pela usina solar fotovoltaica. Segundo a companhia, anteriormente as 200 famílias da Vila  tinham acesso à energia elétrica por apenas três horas do dia, e ainda de forma não recorrente. O abastecimento era feito por um gerador a diesel. Com a implementação do novo projeto, os moradores da região agora têm acesso à energia por meio de um microssistema de geração solar e armazenamento, por meio de bateria de íon de lítio, tecnologia de ponta com baixo impacto ambiental e maior durabilidade.

O excedente de energia gerada ao longo dos dias ensolarados é armazenado nas baterias para garantir ootavio abastecimento durante a noite e em dias chuvosos ou nublados, com baixa incidência de luz solar. Dessa forma, os moradores têm acesso à energia de maneira contínua, limpa e renovável. De acordo com o gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil (foto), a solução NB-IoT tem como propósito realizar o monitoramento e a gestão de dados diários da usina, do fornecimento e do consumo: “Nossa solução já foi desenvolvida para se comunicar com os novos protocolos de leitura e transmissão de dados, configurados na micro rede. Desta forma, conseguimos mapear todas as informações da usina fotovoltaica, mesmo que tenha sido alternado, contingencialmente, o uso para os geradores a biodiesel. Além disso, é possível gerir os níveis das baterias que armazenam o excedente de energia solar obtida durante o dia, a distribuição da energia na localidade e o consumo de energia individual.

 vilaSegundo Brasil, ter o controle dessas informações será importante para que, no futuro, sejam implementados projetos semelhantes em outras localidades que necessitam de energia estável e recorrente: “Em nosso país diversos vilarejos não possuem energia elétrica durante todo o seu dia. Com isso, o papel da nossa tecnologia é mostrar que é possível realizar programas semelhantes, em outras regiões do Brasil.” O projeto na Vila Restauração foi entregue com a inauguração de um sistema de geração fotovoltaica com 580 placas fotovoltaicas, gerando 325 kWp e contará com sistema de armazenamento de energia em baterias (829 kWh), fornecendo energia ininterruptamente para todos os moradores da região.Trata-se de um projeto inovador desenvolvido pela (re)energisa, marca inovadora do Grupo Energisa com foco em soluções energéticas com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of