TENENGE CONSEGUE CERTIFICAÇÃO ANTISSUBORNO, COM EXTENSÃO PARA CINCO OUTRAS EMPRESAS DO GRUPO

xssxxAs novas exigências para as empresas de engenharia tem movimentado o mercado de certificações. E uma das exigências é a busca pela certificação antissuborno, a ISO 37001. Após cinco anos de intensos aprimoramentos nos processos internos e reformulando políticas e diretrizes de Integridade, a Tenenge, braço de engenharia industrial da OEC fundada em 1950, conquistou a  certificação ISO 37001, norma global de gestão de sistemas antissuborno. É um dos primeiros grupos empresariais de construção pesada do Brasil a receber o selo. A companhia foi auditada pela QMS Certification Services, que emitiu o certificado com validade de três anos, estendendo a certificação para  as subsidiárias OECI, CNO, CBPO, Oenger e Odebrecht Engenharia e Construção.

A conquista do ISO 37001 atesta o reconhecimento dos controles internos de uma empresa, criados nos últimos anos para corroborar a  determinação emfrfrfrf calcar os negócios numa atuação ética, íntegra e transparente.  Alexandre Baltar (foto), responsável pelo Compliance  da OEC, acredita que esse seja “Um momento marcante para nós, que nos traz uma satisfação muito grande. Mas não nos esquecemos de que o aperfeiçoamento contínuo é uma premissa deste trabalho”.  Ele explica que a empresa vem reforçando seu Sistema de Integridade e Governança desde 2016, e lista  uma série de medidas e compromissos:

  • incorporação de conselheiros de administração independentes com ampla trajetória no mercado;
  • instalação de comitês de assessoramento em áreas como Integridade, Auditoria e Finanças;
  • implantação do Comitê de Ética;
  • instituição das funções de Chief Compliance Officer e de Head de Auditoria Interna, que respondem de forma direta e independente ao Conselho de Administração;
  • estabelecimento de amplas medidas para prevenção, detecção e remediação de eventuais ações em desacordo com a nova Política de Integridade da empresa;
  • criação e disponibilização de uma Linha de Ética, gerida de forma confidencial por empresa independente;
  • adoção de sistema único e centralizado de pagamentos na matriz para todos os países e contratos;
  • assinatura da “Carta Compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência”, iniciativa do Instituto Ethos em parceria com o Pacto Global das Nações Unidas (ONU) e da Transparência Internacional.

swswsNo ano passado, a empresa concluiu o período sob monitoria de representantes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A monitoria foi parte dos compromissos do acordo de leniência assinado pelo grupo em dezembro de 2016. O monitor independente certificou que os sistemas de conformidade da Tenenge e demais subsidiárias da OEC, incluindo as suas políticas e procedimentos, estão desenhados e implementados para prevenir e detectar violações das leis anticorrupção.

Esta certificação foi elaborada por 120 especialistas de 36 países signatários da ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), a norma especifica requisitos e fornece orientações para estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um sistemafrfrfrfrf de gestão com base na norma de referências e na legislação do país. Criada em 2016, a certificação chegou ao Brasil no ano seguinte. A QMS é um organismo de certificação de origem australiana com atuação global em certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis. Escritórios no Brasil e EUA gerenciam a atuação nas Américas. É a maior referência em certificação ISO 37001 da América Latina, com acreditação CGCRE do Inmetro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of