TESTE COM GRANDES NAVIOS NO PORTO DO RIO FAZ COMPANHIA DE DOCAS EMITIR ALERTA PARA PEQUENAS EMBARCAÇÕES

y6y66yNesta sexta-feira (7), a partir das 19h, acontecerá a quarta manobra experimental noturna da segunda fase do ramp up, que terá um total de seis manobras com navios de 286 a 306 metros de comprimento, no Canal de Cotunduba, principal acesso ao Porto do Rio de Janeiro. O processo de transição, que ainda terá uma terceira fase de testes, é necessário porque o canal ganhou uma nova e moderna sinalização náutica que permitirá a navegação noturna com segurança para navios de grande porte.

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) fez um alerta aos pescadores, velejadores e demais navegantes de pequenas embarcações na Baía de Guanabara para que deixem livre essa via de navegação, popularmente conhecida como “Canal Varrido”, e que redobrem a atenção para a entrada e saída de grandes navios, no intuito de evitar acidentes. Para a segurança de todos e eficiência das manobras, lanchas da CDRJ fazem a varredura do canal antes das manobras dos navios, com ajuda de lanchas da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e da Praticagem.  O assunto foi tratado essa semana durante reunião ramp up no canal de cotunduba (6)mensal do Grupo de Trabalho (GT) que discute projetos para melhoria do acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro. Coordenado pela CDRJ, o GT é composto também por representantes da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem RJ e das empresas arrendatárias dos terminais MultiRio, ICTSI Rio e Triunfo Logística.

A pauta da reunião também incluiu o andamento da implementação da 1ª Fase do Projeto do VTMIS até o 1º Trimestre de 2021, que prevê a operacionalização de um Local Port Service (LPS) nos portos administrados pela CDRJ. Outra questão tratada foram as simulações de manobras de navios de 366m de LOA, que serão realizadas na Universidade de São Paulo, no período de 24 a 26 de agosto.   O grupo discutiu, ainda, as minutas das Instruções Normativas da CDRJ que irão regular os “Calados de operação e procedimentos técnico-operacionais no Porto do Rio de Janeiro” e a “Utilização de Folga Dinâmica Abaixo da Quilha nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of