TOTALENERGIES FARÁ INVESTIMENTOS DE US$ 10 BILHÕES EM PROJETOS DE ENERGIA NO IRAQUE

total-iraque

Patrick Pouyanné (à direita) e Mustafa al-Kadhemi (centro) participaram da cerimônia de assinatura dos acordos

Presente no Iraque há mais de 100 anos, a francesa TotalEnergies começou essa semana anunciando novos e volumosos investimentos em projetos de óleo e gás no país. Os recursos somarão aproximadamente US$ 10 bilhões e abrangerão também empreendimentos para geração fotovoltaica. A empresa e o governo do país assinaram acordos abrangendo vários projetos na região de Bassorá, com o objetivo de valorizar a desenvolvimento dos recursos naturais do Iraque para melhorar o fornecimento de eletricidade ao país.

A TotalEnergies detalhou que investirá em instalações para recuperar o gás que está sendo queimado em três campos de petróleo. A empresa fornecerá gás o suficiente para 1,5 GW de capacidade de geração de energia em uma primeira fase. Esse número depois subirá para 3 GW na segunda fase do empreendimento. A companhia francesa disse também que desenvolverá 1 GW de capacidade de geração de eletricidade solar para abastecer a rede regional de Basra.

Os acordos assinados entre as partes incluirão também a construção de uma nova rede coletora de gás e unidades de tratamento para abastecimento das usinas locais e a construção de uma unidade de tratamento de água do mar em grande escala para aumentar a capacidade de injeção de água nos campos do sul do Iraque. O país do Oriente Médio, assim como o Brasil, tem passado por uma crise hídrica e enfrenta escassez de eletricidade.

Este projeto ilustra perfeitamente o novo modelo de desenvolvimento sustentável da TotalEnergies, uma empresa multienergética que apoia os países produtores em sua transição energética, combinando a produção de gás natural e energia solar para atender à crescente demanda por eletricidade. Também demonstra como a TotalEnergies pode alavancar sua posição única no Oriente Médio, região onde são produzidos os hidrocarbonetos de menor custo, para ter acesso a projetos renováveis de grande escala”, disse o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné. O executivo assinou os acordos com o Iraque na preseça do Ministro Iraquiano de Petróleo, Mustafa al-Kadhemi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of