TOTALENERGIES SE TORNA PARCEIRA DO MAIOR PROJETO DE GNL DO MUNDO, LOCALIZADO NO QATAR

SaadSheridaalKaabirightandPatrickPouyanneA empresa estatal de petróleo e gás do Catar, QatarEnergy, escolheu a francesa TotalEnergies como sua primeira parceira estrangeira na expansão de um grande projeto de gás natural liquefeito (GNL), considerado o maior do mundo. O empreendimento North Field East Project (NFE) foi lançado em 2019 e atualmente conta com capacidade de produção de 77 milhões de toneladas por ano de GNL. O objetivo agora é ampliar esse número em 32 milhões de toneladas por ano, totalizando cerca de 110 milhões de toneladas por ano até 2027.

Estamos muito orgulhosos que o Qatar tenha escolhido novamente a TotalEnergies, desta vez como o primeiro parceiro para sua nova grande fase de expansão de GNL. Isso estenderá nossa parceria estratégica com a Qatar e a QatarEnergy por mais de 25 anos. É uma boa notícia para a luta contra as mudanças climáticas, pois o gás e o GNL são fundamentais para apoiar a transição energética e, principalmente, a mudança do carvão para o gás em muitos países”, comemorou o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné.

Pelo acordo, a TotalEnergies ficará com uma participação de 25% em uma nova joint venture criada em parceria com a QatarEnergy, que detém os 75% restantes. Essa joint venture, por sua vez, terá uma fatia de 25% do volume total de 32 milhões de toneladas por ano que será adicionado à capacidade do NFE.

Este é um marco histórico para a indústria de energia do Catar e para o maior desenvolvimento de GNL do mundo. O projeto North Field East é uma conquista icônica que não apenas garantirá a utilização ideal dos recursos naturais do Catar, mas também fornecerá ao mundo a energia mais limpa e confiável de que ele precisa”, disse o CEO da QatarEnergy, Saad Sherida Al-Kaabi. O North Field fica na costa nordeste da península do Catar e é considerado um dos maiores campos de gás natural não associado do mundo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of