AGÊNCIA ALEMÃ GIZ ABRIU LICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE PLANTA DE ELETRÓLISE DE HIDROGÊNIO VERDE EM MINAS GERAIS

1615165891574Nova oportunidade no mercado. A Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ Brasil) deu início a uma licitação para comprar uma planta de eletrólise de hidrogênio verde, incluindo os equipamentos e sua instalação; integração com a infraestrutura existente; comissionamento; e treinamento dos profissionais envolvidos. A unidade será instalada no campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, e fará parte do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V). As inscrições para a concorrência ficarão abertas até o dia 20 de junho, às 12h (hora de Berlim, Alemanha). A documentação completa e demais informações estão disponíveis neste link.

Este será o primeiro projeto piloto não comercial em grande escala para demonstrar a utilização da tecnologia e promover parcerias entre a academia e empresas industriais”, afirmou a coordenadora do Projeto H2Brasil da GIZ, Helinah Cardoso, que é a responsável pela licitação. “O principal resultado esperado é aumentar o interesse em utilizar o hidrogênio verde como um recurso renovável e fortalecer sua aplicação no Brasil. O projeto é, portanto, uma importante pedra fundamental para o desenvolvimento de uma indústria de hidrogênio verde no Brasil e dá aos fabricantes a oportunidade de apresentar seus produtos aos tomadores de decisão do governo e do setor privado como um dos primeiros projetos de demonstração na América Latina”, completou.

O Centro de Hidrogênio Verde da UNIFEI é apoiado pelo projeto H2Brasil da GIZ e vai investir no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica. O projeto servirá como um laboratório para estudos sobre o desenvolvimento de tecnologias com hidrogênio verde, sua produção e aplicação em diversos setores. A partir da construção da unidade de produção e armazenamento de H2V, o projeto pretende agregar várias frentes de pesquisas que incluem a análise do uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na busca por alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana.

Também está prevista a criação de cursos de graduação, pós-graduação e especialização que promovam geração de conhecimento, troca de experiências, treinamento e qualificação profissional na área. Os trabalhos incluem, ainda, experimentos sobre a aplicação do hidrogênio verde junto a empresas siderúrgicas instaladas em Minas Gerais. Por fim, está prevista ainda a elaboração de um sistema de abastecimento de veículos movidos à H2V para testes em ônibus que operam na cidade de Itajubá. Tudo isso por meio de uma planta de eletrólise com potência instalada de cerca de 1 MW, o que produz 200 Nm3/hora de hidrogênio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of