TRANSPETRO BUSCA CONTER VAZAMENTO DE PETRÓLEO QUE ATINGE RIO CUBATÃO

23mar2016---um-vazamento-de-petroleo-cru-de-um-terminal-da-transpetro-para-o-rio-cubatao-na-noite-de-terca-feira-22-obrigou-a-sabesp-companhia-de-saneamento-basico-do-estado-de-sao-pUm vazamento de petróleo no terminal da Transpetro, ocorrido na noite desta terça-feira (22), atingiu o rio Cubatão e vem movimentando esforços de equipes de ambientalistas para deter o fluxo que já afeta 5 km de água na região. Grupos técnicos contratados pela estatal vêm trabalhando nesta quinta-feira (24) para remover e conter o óleo, que ainda permanece em alguns pontos do rio e se encontra agora controlado por barreiras, segundo informações da Companhia de Saneamento Ambiental do Estado (Cetesb).

Além das operações para contenção, os profissionais buscam extrair o petróleo através de mangueiras de sucção no rio. O controle de danos deverá se estender ao longo do dia e também tem como objetivo garantir que o vazamento, causado pela ruptura em uma tubulação de transferência de óleo, não afete a qualidade da água produzida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).

Em nota, a Cetesb informou que seus técnicos “observaram iridescências nas águas e pedras impregnadas de óleo nas margens” do rio, mas não foi constatada a morte de peixes na região. Ainda não há estimativa do volume de petróleo vazado no acidente, segundo a entidade, mas as circunstâncias do ocorrido já foram identificadas e deverão resultar em penalidades à Transpetro.

A estatal, por sua vez, divulgou comunicado afirmando que o vazamento de óleo foi detectado em uma linha interna do Terminal Terrestre de Cubatão e que as devidas ações já estavam sendo tomadas. “As equipes de emergência da Transpetro foram acionadas e instalaram barreiras, contendo imediatamente o produto que chegou ao rio.” Segundo a companhia, o terminal de Cubatão já está operando normalmente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of