MPF NEGA NEGOCIAÇÕES COM ODEBRECHT PARA ACORDOS DE DELAÇÃO PREMIADA E LENIÊNCIA

OdebrechtAs reviravoltas no intrincado jogo de xadrez que se tornou a política nacional não param de acontecer. Se a oficialização por parte da construtora Odebrecht, através de nota, da intenção de realizar uma “colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato”, o Ministério Público Federal já  comunicou que não há qualquer tipo de negociação em curso para “acordos de colaboração com executivos ou leniência com o Grupo Odebrecht”.

Em nota, os procuradores ainda destacaram que esse tipo de publicidade dada por parte da Odebrecht para o assunto vai contra “o sigilo exigido por lei para a celebração deste tipo de acordo”. O histórico recente da construtora não foi deixado de lado no comunicado, que relembrou “a contínua ação do Grupo Odebrecht em obstruir as investigações em andamento”, citando como exemplo o caso descoberto dentro da 26ª fase da Lava Jato, quando foi realizada uma tentativa de destruir o sistema de controle informatizado de pagamento de propina.

No ponto em que se encontra a Operação Lava Jato é preciso que informações novas e extremamente relevantes sejam passadas para os investigadores da força-tarefa. A quantidade de documentos, planilhas, relatórios e comprovantes das mais diversas empresas investigadas já são suficientes para um esforço imenso de apuração, além de já darem bons direcionamentos sobre como funcionavam os esquemas de corrupção entre partidos e construtoras.

A Odebrecht, no entanto, é a maior construtora do país, com ligações próximas a governos e políticos, além do sistema de gestão incentivado dentro da empresa, onde todos se sentem parte de uma grande família. A revelação de episódios de corrupção nos mais diversos níveis da política nacional pode abalar ainda mais o cenário vivido.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of