TRANSPETRO REGISTRA VAZAMENTO DE 2,5 MIL LITROS DE PETRÓLEO NO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

transpetroA semana não foi de boas notícias para a Petrobrás e o inferno astral começa a surtir efeito também sobre suas subsidiárias. A Transpetro registrou, na noite desta quarta-feira (6), um vazamento de cerca de 2,5 mil litros de petróleo em seu terminal de Osório, no litoral do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu devido ao rompimento de um cabo durante o descarregamento de óleo entre o navio petroleiro e a monoboia do terminal, levando à paralisação da operação. Em nota, a empresa afirmou que as causas estão sendo investigadas e equipes de contingência estão fazendo trabalhos de contenção na área.

O vazamento pode ter acontecido em função de fortes ventos registrados ontem, que teriam desconectado os dutos ligados à embarcação ancorada. Responsável pela transferência do óleo até a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Porto Alegre, o terminal teve suas atividades interrompidas pelo mau tempo. Segundo a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul, o problema ambiental causado pelo acidente é de pequeno porte, portanto não devem ser aplicados dispersantes químicos na região afetada.

O momento não é fácil e as dificuldades se multiplicam na cadeia de operações da Petrobrás. Na última sexta-feira (4), a estatal detectou um vazamento de gás em sua sonda P-43, que opera no campo de Barracuda, na Bacia de Campos. O problema, que já foi corrigido pela equipe da empresa e tem seus impactos apurados, aconteceu por uma falha na conexão da tubulação de instrumentação da unidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of