TURQUIA COMEÇA OS PREPARATIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DA QUARTA UNIDADE NA USINA NUCLEAR DE AKKUYU

deeddComeçaram os preparativos para a construção da quarta unidade na usina nuclear de Akkuyu da Turquia. A companhia  Akkuyu Nuclear confirmou, que as escavações para o prédio do reator, sala da turbina, prédio do reator auxiliar e outras instalações principais, já  em andamento.  Separadamente, a empresa de pesquisa geotécnica holandesa Fugro concluiu um projeto complexo de caracterização de local offshore de 6 meses na península de Sinop e um local em potencial para uma segunda usina nuclear,  em nome da empresa turca EUAS International.

Os trabalhos de escavação em Akkuyu, que fica na província de Mersin, estão sendo realizados de acordo com a Licença de Trabalho Limitada emitida pela Autoridade Reguladora Nuclear da República da Turquia em junho, disse Akkuyu Nuclear. As escavações cobrem uma área de 655 metros quadrados e uma profundidade máxima de quase 12,5 metros. No total, serão quase 600 mil metros cúbicos de solo retirados fazendo-se um reforço posterior.

Sergei Butckikh (foto), primeiro vice-diretor executivo da Akkuyu Nuclear, disse que  “Este ano, esperamos receber a licença de construção da Unidade 4 esadddf iniciar as obras de construção em grande escala na unidade no início do próximo ano. Até o final do ano, a construção da coluna de concreto do reator e das lajes de fundação dos edifícios da turbina começará, e depois o reforço das lajes será feito.” Akkuyu então será o maior centro de construção nuclear do mundo, com quatro unidades de energia sendo construídas simultaneamente, disse ele. “A construção simultânea de quatro unidades de energia da usina vai exigir alta concentração de recursos, mas estamos totalmente preparados para isso”, acrescentou.

A empresa estatal de energia atômica da Rússia, Rosatom, está construindo quatro reatores VVER-1200 em Akkuyu, sob um modelo denominado BOO (construção própria-operação). A construção da primeira unidade começou em 2018, com partida prevista para 2023. A planta de 4800 MWe deverá atender cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia. Enquanto isso, a Fugro disse que seu projeto de caracterização de local offshore de 6 meses recém-concluído em Sinop apoiará estudos de viabilidade para uma segunda usina nuclear (NPP). A empresa executou uma série de tarefas geológicas, geotécnicas e de risco geológico, incluindo testes e amostragem de penetração de cone, e perfuração contínua de rochas em profundidades de água de 20-50 metros. Os resultados foram analisados por times da Turquia e Houston, Texas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of