TURQUIA DESAFIA GRÉCIA AO PROSPECTAR PETRÓLEO NO MAR MEDITERRÂNEO PERTO DAS ILHAS DE CRETA
Como se já não tivesse muitos conflitos no mundo… a Grécia vai pedir a União Europeia uma reunião de emergência para discutir a decisão da Turquia de prospectar o fundo do mar Mediterrâneo por bacias de gás e petróleo. A região é especialmente promissora em reservas de petróleo e disputada pelos dois países. A situação ficou nervosa, tensa entre os a Grécia e a Turquia depois que um navio sísmico turco, iniciou pesquisas entre as ilhas de Creta, no sul da Grécia, e o Chipre. Esta é uma região próxima de Antalya, na Turquia. O objetivo do navio é encontrar poços de petróleo. Chamou a atenção, como um desafio para os gregos, o navio estar escoltado por cinco embarcações militares turcas. As Imagens foram publicadas pelo próprio Ministério da Defesa da Turquia, o que irritou os gregos ainda mais.
A região já é bem tensa porque também envolve interesses não resolvidos também por Chipre, Egito e Israel. Os cinco países não estão de acordo com o limite de suas influências em área marítima considerando a proximidade de ilhas estrangeiras de suas costas. A Grécia denuncia a violação de suas fronteiras marítimas pelos navios turcos e agora vai buscar recursos na Comunidade Europeia. O ministro grego de Relações Exteriores, Kyriakos Mitsotakis, fez um pedido à Turquia: “ Abandonem sem demora a plataforma continental grega. Não vamos aceitar fatos consumados.”
A Turquia anuncia que vai dar licenças para a perfuração nas próximas semanas. Certamente isso agravará ainda mais a situação. A União Europeia, pediu o diálogo. O porta-voz da Comissão Europeia para as Relações Exteriores, Peter Stano, disse que “Os últimos acontecimentos são extremamente preocupantes. Enfrentando uma grave crise econômica, a Turquia tem tentado ampliar sua zona de influência internacional. No ano passado, fez um acordo com a Líbia que aborreceu os países vizinhos.
Faltou mencionar que norte de Chipre há a República Turca de Chipre do Norte