TURQUIA DESAFIA GRÉCIA AO PROSPECTAR PETRÓLEO NO MAR MEDITERRÂNEO PERTO DAS ILHAS DE CRETA

aqaqaqaqaqComo se já não tivesse muitos conflitos no mundo… a Grécia vai pedir a União Europeia uma reunião de emergência para discutir a decisão da Turquia de prospectar o fundo do mar Mediterrâneo por bacias de gás e petróleo. A região é especialmente promissora em reservas de petróleo e disputada pelos dois países. A situação ficou nervosa, tensa  entre os a Grécia e a Turquia depois que  um navio sísmico turco, iniciou pesquisas entre as ilhas de Creta, no sul da Grécia, e o Chipre. Esta é uma região  próxima de Antalya, na Turquia. O objetivo do navio é encontrar poços de petróleo. Chamou a atenção, como um desafio para os gregos, o navio estar escoltado por cinco embarcações militares  turcas. As Imagens foram publicadas pelo próprio Ministério da Defesa da Turquia, o que irritou os gregos ainda mais.

A região já é bem tensa porque também envolve interesses não resolvidos também por Chipre, Egito e Israel. Os cinco países não estão de acordo com o limite de suas influências em área marítima considerando a proximidade de ilhas estrangeiras de suas costas. A Grécia denuncia a violação de suas fronteiras aqaqaqaaaqaqaqmarítimas pelos navios turcos e agora vai buscar recursos na Comunidade Europeia.  O ministro grego de Relações Exteriores, Kyriakos Mitsotakis, fez um pedido à Turquia: “ Abandonem sem demora a plataforma continental grega. Não vamos aceitar fatos consumados.”

A Turquia anuncia que vai dar licenças para a perfuração nas próximas semanas. Certamente isso  agravará ainda mais a situação. A União Europeia, pediu o diálogo.  O porta-voz da Comissão Europeia para as Relações Exteriores, Peter Stano, disse que  “Os últimos acontecimentos são extremamente preocupantes. Enfrentando uma grave crise econômica, a Turquia tem tentado ampliar sua zona de influência internacional. No ano passado, fez um acordo com a Líbia que aborreceu os países vizinhos.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Faltou mencionar que norte de Chipre há a República Turca de Chipre do Norte